domingo, 8 de julho de 2012

Método Therasuit


O Método Therasuit é um programa intensivo de fisioterapia que tem trazido excelentes resultados para as crianças que o utilizam por todo o mundo. O programa usa ferramentas como o Therasuit ® e a Unidade Universal de Exercícios (gaiola) e é ideal para aqueles que desejam atingir as metas funcionais em um ritmo acelerado, em comparação com a terapia tradicional.
Em 1971, uma veste foi criada por médicos da NASA, chamada de “Pinguim Suit”, composta por uma série de cordas elásticas, para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.
Os pesquisadores notavam que os mesmos ao retornarem do espaço, apresentavam um alto índice de fraqueza muscular e fratura. Com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da veste, apresentavam instabilidade postural semelhante ao da criança com Paralisia Cerebral.
Em 1992 na Polônia, o Pinguin Suit foi adaptado e passou a ser utilizado com crianças portadoras de Paralisia Cerebral, chamada Adeli Suit. Izabela e Richard (2001), um casal de Fisioterapeutas e pais de uma criança com Paralisia Cerebral, modificaram e adaptaram visando o tratamento de sua filha e patentearam em Michigan nos USA com o nome Método Therasuit.

Para informações das clínicas licenciadas para o uso da técnica:

Objetivos do Método Therasuit

- Melhorar a independência nas atividades de vida diária
- Melhorar a consciência corporal
- Melhorar as habilidades motoras
- Melhorar o equilíbrio e a coordenação

Visão Geral do Programa

O treinamento do paciente é sempre individual e é realizado por uma fisioterapeuta experiente e certificado nos EUA para o uso dessa técnica. O Programa é composto de 5 sessões por semana, com duração de 3 horas, durante 4 semanas.

Atualmente já existe um curso para formação

A terapia intensiva oferece à criança a oportunidade de praticar os padrões de movimento correto repetidamente em um ambiente controlado. Esta repetição é necessária para a reeducação neurológica, já que é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para adquirir uma nova habilidade motora.


Quem é um candidado?


Crianças (com mais de 2 anos e meio) e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento, Síndrome de Down, traumatismos crânio-encefálicos, traumatismos raquimedular e outras doenças neurológicas. Ajuda ainda os pacientes que sofrem de problemas de integração sensório-motora.

Para mais informações, assita ao video:

UFSCar abre inscrição para fisioterapia geriátrica

Fonte: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/educacao-ribeirao-preto/ufscar-abre-inscricao-para-fisioterapia-geriatrica/50328
Até o dia 10 de julho, estão abertas as inscrições para  o V Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Fisioterapia Geriátrica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade é direcionada aos profissionais formados em Fisioterapia e o curso é coordenado pelo docente aposentado do Departamento de Fisioterapia, José Rubens Rebelatto.

As aulas acontecem nas dependências da Unidade Saúde-Escola (USE) entre os meses de agosto e dezembro, com carga de 210 horas. Serão formadas duas turmas, uma com atividades que acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas; e a segunda turma comencontros às quartas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e quinta-feira, das 8 às 12 horas.

Durante o curso, serão desenvolvidas atividades de atendimento ambulatorial de Fisioterapia aos idosos, além de discussões de casos clínicos e seminários referentes aos principais acometimentos geriátricos, como Parkinson, acidente vascular encefálico, osteoartrite, demência e transtornos cognitivos, aspectos relacionados ao cuidador de idosos, dentre outros temas.

ServiçoAs inscrições devem ser feitas pelo e-mail revita@ufscar.br, com envio do nome completo, endereço e telefone de contato e cópia do diploma de graduação, RG e CPF. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8704.