terça-feira, 23 de novembro de 2010

Anatomia do ombro

Uma das grandes dificuldades do aluno (pelo que percebo nas aulas), é a incapacidade de abstrair e imaginar , no caso do ombro, as seguintes estruturas: o ponto de inserção do cabo longo do bíceps, no tubérculo supra glenoideo; o labrum glenoideo e o supra espinhoso; e a posição particular da inserção do músculo subescpular. A importância clínica dessas estruturas é inegável.
No primeiro caso temos a grande contribuição do bíceps (CBL) como auxiliar funcional do manguito rotador na estabilização do ombro. Que provoca graças a isso uma vulnerabilidade à lesões tendíneas e luxações do CBL.
No segundo caso, o labrum, é a estrutura passiva mais relacionada ao aumento da congruência gleno umeral e à sua consequente estabilidade. Estrutura que ao se lesionada (pós luxação glenoumeral) é uma fator determinante para evolução cirúrgica do quadro.
O supra espinhoso dispensa apresentações. É o grande "comandante" do manguito rotador, e até por isso, também maior vítima da síndrome do impacto. O vídeo mostra claramente o espaço subacromial, por onde o sopra se desloca e onde é comprimido pela elevação do membro superior.
Por último, para que o post torne-se um belo aperitivo, o Subescapular. Primariamente a síndrome do impacto lesiona (lembrar das três fases de Neer!!!) o supra, mas com a hipóxia que lhe é peculiar, rapidamente esse músculo entra em disfunção gerando um aumento da demanda de solicitação dos outros músculos do manguito rotador (infra, redondo -no vídeo teres- menor e subescapular). A visualização dos dois primeiros é feita no vídeo, mas normalmente ela é mais simples de aprender, pois são estruturas de um mesmo plano, mas o trajeto do subescapular é mais elaborado, já que ele sai da fossso subescapular e "contorna" o úmero para se inserir adiante, no tubérculo menor do úmero.
Por fim espero que vocês tenham gostado da breve introdução ao vídeo, e aí? acham que assim fica mais didático ou é cansativo e dispensável? Opinem nos coments, Beijos queridos!!
Renata

3 comentários:

Comenta aê, galera!!!!