domingo, 3 de abril de 2011

Sobre a pliometria

Uma dúvida comum nas salas de aula e ambulatórios de fisioterapia que atendem pacientes pós traumáticos, assim como na fisioterapia desportiva, é sobre a evolução do programa proprioceptivo até a pliometria. Percebo nos colegas e alunos muita dúvida e resistência quanto a adoção dessa modalidade de exercícios. Por isso resolvi fazer esse post, espero que seja útil. As fontes estão no final!!
Pliometria é tipo de exercício que busca o recrutamento dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo. E muitas vezes alternando exercícios de cadeia aberta e fechada em seus programas.


Fonte: http://johanalexander20.blogspot.com/2010/10/pliometria.html

 
Nessas condições as ações musculares se comportam como uma mola, deformando-se e liberando sua força acumulada, dissipando a energia sobre forma de trabalho (energia cinética).
Eles visam a consciência do atleta sobre a melhor forma de utilização deste impulso, permitindo aprimorar as técnicas de atividades como salto e corrida, no caso dos membros inferiores e arremessos e reações de proteção a quedas no caso de membros superiores.
Fonte: A mesma da fig. anterior
Está amparado no trabalho de velocidade e explosividade, muito utilizado em diversas modalidades esportivas, como o basquete e o vôlei. Com relação à biomecânica, resume-se na criação de uma reação oposta a ação prévia, dando-lhe uma maior velocidade, na busca do aproveitamento da energia produzida.
Como exemplo de exercício pliométrico para membros inferiores podemos citar: subir e descer rapidamente uma escada, pois trabalha a contração e o alongamento do músculo de forma sequenciada, buscando a força máxima em um menor período de tempo. A resistência aplicada seria apenas o peso do próprio corpo como sobrecarga. Mas esse não seria o exercício inicial proposto, apenas um exemplo.
Um programa pliométrico é indicado sempre que reabilitamos um atleta que já passou por todas as fases de treinamento sensório motor (propriocepção) e que ainda precisa se preparar para níveis de exigência mais intensos.
Fonte: http://agilson.alves.sites.uol.com.br/pliometria1.htm
Uma sequência natural de treino proprioceptivos deve progredir desde exercícios de tranferência de peso estáticos (Ex.1), avançando com etreino dinâmico em planos estáveis (Ex.2), evoluindo para planos instáveis (Ex.3) para só depois e completamente assintomáticos os pacientes serem avaliados e se indicados progredirem até o treino pliométrico.
(Ex.1), Paciente em pé tranferindo o peso alternadamente para cada membro nas barras paralelas, e percebendo como realiza essa tranferência (nível mais básico de propriocepção em pé).
·         (Ex.2), Paciente realizando treino de marcha linear ou com mudança de direção, em linha, com cone, etc.
·         (Ex.3), Utilizando cama elástica, balancim, colchonetes, caixa de areia, etc.
Exemplo de circuito que pode ser utilizado para o treino pliométrico. Fonte: http://agilson.alves.sites.uol.com.br/pliometria1.htm

Além disso algumas recomendações são necessárias para iniciar o treino pliométrico: A escolha dos exercícios deve refletir as demandas específicas da modalidade esportiva (princípio da especificidade); segundo, a técnica de execução é extremamente importante, devendo o atleta aprender o padrão correto do movimento antes de treiná-lo. Nunca realizar depois do treinamento de força, por causa da fadiga, ou sem um aquecimento leve prévio.

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: saltos no lugar, saltos em progressão, saltos em profundidade e exercícios para os membros superiores, além de variarem também quanto à intensidade e grau de dificuldade dos mesmos. Assim como ocorre com qualquer outra conduta, sua escolha está vinculada a uma AVALIAÇÂO CRITERIOSA. Para mais informações... Os links abaixo!!!
Beijo

Renata

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pliometria , http://sports.specialolympics.org/specialo.org/Special_/English/Coach/Coaching/Portuguese/Nutrition_Safety_and_Fitness/Plyometrics_Training.htm#harvards , http://www.treinamentoesportivo.com/index.php/category/treino-pliometria/ , http://musculacao457.multiply.com/journal/item/17 

3 comentários:

  1. Para vídeos sobre pliometria acessem: http://www.youtube.com/results?search_query=pliometria&aq=f

    ResponderExcluir
  2. Interessante e sucinto. Recomendo dar uma olhada nesta reportagem: http://www.somatics.de/FascialFitnessTerraRosa.pdf

    traz um novo conceito sobre exercicio pliometrico e fascia dentre outras coisas.

    abracos, muito bom o blog

    ResponderExcluir
  3. Valeu Matheus!!! Vou tentar traduzir e se tiver um tempinho, posto sobre o tema... Abraço!

    ResponderExcluir

Comenta aê, galera!!!!