domingo, 24 de abril de 2011

ISOSTRETCHING

Gente acabei esquecendo da referência, Foi mal, segue:  

REDONDO, Bernard. Isostretching – A ginástica da coluna. Skin: Piracicaba, 2001. 


Resuminho básico sobre ISOSTRETCHING pra vocês, referências no final, OK?? Para quem não é fisio (oi curioso, seja muito bem vindo!!!!) O post é sobre um método de exercício físico que não é tão popular no Brasil, mas que dia  após dia tem arrebanhado mais adeptos, ganhando, portanto mais notoriedade em nosso meio. Para os de fisio, que sem dúvidas já ouviram falar sobre a técnica, é só um aperitivo... Boa leitura, e falem o que acharam, já sei, já sei, o post tá muito longo, Bora, galera, nada de preguiça!!!!


Beijo
Renata

Foi criado e desenvolvido por Bernard Redondo, na cidade de Albi na França em 1974. É comum ser denominado também de Cinesioterapia do Equilíbrio. Pois visa um "achado" do seu centro de equilíbrio através dos exercícios que adiante exemplificarei.
Se faz respeitosa pela sua definição: ele é de fato no sentido próprio uma “arte de abrandar e fortificar o corpo, através de exercícios propostos” (Lê Rolert), uma ginástica postural, global e ereta.
Os autores à consideram postural, porque a maioria dos exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta (encaixada), por alguns segundos (tempo de uma longa expiração). Global ou total, porque o corpo todo trabalha à cada exercício, contração e relaxamento são incluídos em cada postura, dando prioridade aos músculos da coluna vertebral, ou seja os tônicos ou anti gravitacionais, fonte de queixas álgicas. E ereto, porque ao contrário das ginásticas em cifose ou em extensão ele solicita a coluna vertebral em auto -engrandecimento (sensação de crescer durante os exercícios propostos), afim de trabalhar mais especificamente a musculatura paravertebral profunda.
O método se propõe a fortalecer, por meio de exercícios específicos, as diferentes estáticas que sustentam o corpo, com maior ênfase aos músculos profundos que sustentam a coluna vertebral.Baseia-se no trabalho simultâneo de três grupos musculares: os abdominais, os lombares e os glúteos.
Dessa forma utilizam-se contrações isométricas (com pequenos ou nenhum grau de movimento), dos abdominais, glúteos, músculos da coxa e cintura escapular, além dos alongamentos, autocrescimento e trabalho respiratório. A musculatura profunda é possuidora das fibras verticais, ou seja, os componentes paralelos ao eixo do corpo enquanto a musculatura superficial é a do movimento, composto de fibras oblíquas em relação ao eixo do corpo.
A contração dos músculos abdominais solicita grande equilíbrio da coluna lombar. Quanto aos glúteos, músculos esquecidos, pouco a pouco revelam-se firmes e estabilizam a estática de base da coluna. A contração dos músculos da coxa também contribuem para esta estabilização.
O trabalho respiratório é feito com uma expiração resistida (mas não forçada) e prolongada; desta forma os músculos da caixa torácica proporcionam o equilíbrio da cintura escapular e coluna dorsal. Também há a ação da respiração sobre o diafragma fixando a coluna vertebral e proporcionando um relaxamento da parte alta do corpo (músculos do pescoço e ombro), que estão freqüentemente contraturados, pois se encontram sobrecarregados pela falta de ancoragem abdominal.
Segundo o método, quando as estruturas estão em equilíbrio, os movimentos que seguem ao pescoço, braços, escápulas, cintura, coxas, joelhos e tornozelos ocorrem sem causar qualquer desordem, pois quando colocamos o corpo em posição correta evitamos compensações.
O autor considera ainda que as posições de vida diária, assim como mudanças do centro de gravidade causadas pela gestação (por exemplo) e suas conseqüências traduzem um desequilíbrio muscular, gerando atrofia da musculatura profunda, levando a tensões nas fibras de todos os tecidos, músculos, ligamentos, cartilagens, etc. Além de irritações das terminações nervosas iniciando um processo doloroso.
O isostretching se propõe a manter e controlar o corpo no espaço, não é traumatizante e é suficientemente completo para flexibilizar as partes rígidas e fortalecer as debilitadas, solicitando o máximo de comandos musculares induzindo ao cérebro a percepção das posturas corretas, assegurando ainda, o controle da respiração e participação ativa do paciente. Gerando portanto mudanças não só paliativas dos sintomas álgicos.
O método ainda destaca que com a evolução, a correção postural melhora assim que aumenta-se o numero de fibras musculares solicitadas (através de concentração e vigilância), com a repetição, a posição torna-se perfeita modificando os eixos de tensões musculares e corrigindo as alterações de todo o corpo.


Os resultados que se apresentam são:


  • Diminuição das dores; 
  • Aumento da flexibilidade; 
  • Melhora nas alterações posturais; 
  • Aumento da capacidade respiratória; 
  • Melhora da forma física; 
  • Manutenção da massa muscular.
Esta técnica se adapta a todas as idades e capacidades físicas, inclusive à gestação, uma vez que as forças de contrações isométricas ou alongamento serão controladas em função do potencial muscular de cada individuo. Os exercícios realizados de forma ativa somente pelo paciente promovem ganho de consciência corporal.
Segundo a fonte, na prática devem ser realizadas 2 sessões semanais, com séries de 3, 6 ou 9 repetições nos exercícios simétricos e 2, 4 ou 8 repetições nos assimétricos. O tempo de manutenção da postura é regido pela expiração profunda e prolongada, durando em média 6 segundos podendo chegar a 10 segundos com o treino. Cada sessão deve ter em média 12 posturas, utilizando colchonetes, bastão e bolas de 1 a 3 kg.
Após cada expiração, relaxa-se simplesmente a tensão, a contração isométrica sem modificar a posição da base. Ao final da série de repetições, haverá relaxamento total. E agora uma amostrinha da prática para vocês, espero que gostem e que o texto tenha dado um bom panorama resumido da técnica. Segue


Exercício 1
Exercício 1 (Básico)

Em pé:
· Os pés paralelos, afastados na largura da pelve, garantindo uma boa estabilidade ao solo.
· As pernas semi-flexionadas permitem que a pelve se posicione em retroversão, diminuindo a lordose lombar.
· Os braços ao longo do corpo, realizando ligeira extensão de ombro e extensão de punho mantendo os dedos estendidos e abertos.
Correção:
· Alinhar a pelve, manter a coluna vertebral ereta e a cabeça alinhada.
Ação:
· Contrair fortemente os glúteos e os músculos dos membros.
· Realizar a depressão das escápulas para aproximar os ângulos inferiores das mesmas.
· Manter a coluna ereta.
· Expirar profundamente.

Exercício 2

Exercício 2



Em pé:
· Os pés paralelos, afastados na largura da pelve, garantindo uma boa estabilidade ao solo.
· As pernas se encontram estendidas, colocar uma bola entre as coxas acima do joelho.
· Os braços são estendidos acima da cabeça, cruzar as mãos e aproximando as faces palmares.
Correção:
· Manter os pés bem apoiados no solo, deixar a pelve em posição neutra e manter os braços ao nível das orelhas.
Ação:
· Empurrar os braços superiormente.
· Deprimir as escápulas.
· Comprimir a bola apertando-a entre os joelhos.
· Contrair os músculos dos membros.
· Expirar profundamente. 

Exercício 3

Posição: Deitada:
Exercício 3 (posição intermediária e final)
· Decúbito Dorsal.
· Membros inferiores unidos e flexionados, com os pés apoiados no solo, com os braços estendidos ao lado das pernas.
Correção:
· Manter a retroversão pélvica.
Ação:
· Fletir o tronco lentamente e progressivamente começando pela cabeça até chegar na posição sentada, durante a expiração.
· As mãos se projetam para frente.
· Manter esta posição, realizando a contração isométrica dos abdominais e paravertebrais.
· Expirar profundamente.

6 comentários:

  1. Se quiserem mais exercícios deixem nos coments, tá?? Posso fazer um parte 2

    ResponderExcluir
  2. Ola voce sabe onde posso encontrar algum material para compra tipo video aulas com exercicios em dvd de Iso-Stretching. Ja fiz por 4 anos aqui na minha cidade a algum tempo atras mas é muito cara a mensalidade.
    se puder me ajudar meu e-mail é ivosampaio@msn.com
    agradeço a atenção
    abrç até+
    Ivo

    ResponderExcluir
  3. Não tenho informações sobre isso, Ivo... mas vou tentar investigar e te retorno... Obrigada por acessar e comentar, Abraço
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata eu to precisando de mais exercicios de Iso Stretching para montar um trabalho, se puder me ajudar fico imensamente agradecida, meu email (crispoltronieri@hotmail.com)
    Muito obrigada...Att. Cris

    ResponderExcluir
  5. Oi, Se você procurar no 4shared encontra o livro da referência, Vou tentar te enviar por email, me lembra pelo renata.soraya@gmail.com , obrigada pelo comentário e acesso!
    Renata

    ResponderExcluir
  6. http://search.4shared.com/q/1/isostretching?suggested
    Olha aí Cris o link de mais material sobre o tema...

    ResponderExcluir

Comenta aê, galera!!!!