quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Pé (parte 1)

Gente amiga, o post de hoje é o primeiro de uma série sobre o pé... Talvez pelo fato de que o meu está doendo, ou por que tenho vários pacientes com esporão de calcâneo, Neuromas e dores articulares inespecífica nessa região... Navegando na rede tive contato com um material com fotos bem legais, e resolvi traduzir (tradução livre, hein!) inserindo também informações de um segundo artigo que achei interessante, as referências estão no final do post. 

Nessa primeira parte falarei basicamente da anatomia e depois sugerirei algumas manobras para solucionar alguns problemas... Se não fica enorme e não termino nunca... Até mais!! 

O pé: 

Esta área é suportada por quatro camadas únicas de músculos que trabalham em conjunto para proporcionar movimento e ao mesmo tempo absorção de choque, além disso, suportam as articulações e os arcos do pé durante a sustentação de peso e o andar. 

Biomecânicamente, pé e tornozelo formam um complexo de 34 estruturas ósteo-mio-ligamentares sendo capazes de oscilar entre a anatomia flexível de apoio único na marcha, para uma estrutura estática de sustentação de cargas. Ao tocar o solo, as faces lateral e medial da planta (os arcos plantares) marcam o solo. A região lateral do pé, portanto, tem especial importância por ser uma zona de cruzamento entre os arcos plantar longitudinal lateral e transverso. 

Durante a marcha normal, o pé aterra na parte externa do calcanhar e deve, então, absorver e transmitir essa força para o interior do pé e para frente, de maneira a permitir que o Hálux possa empurrar o solo. Se houver qualquer interrupção neste processo (devido a músculos tensos, por exemplo), haverá uma sobrecarga que se representará através de lesões como : uma fascite plantar, esporão de calcâneo, inflamações do sesamóide, neuromas e joanetes (Hálux valgo). 

Causas potenciais de Injuria: 
# 1 - rotação anormal do pé. Se o pé move-se em excesso ou falta mobilidade durante o processo de rolamento de peso (ou seja, apronação ou supinação), as estruturas menores do pé podem ser feridas. Isso pode ser causado por articulações frouxas no mediopé e arcos ou devido a restrições dos tecidos moles nos tendões longo da perna (peroneiros / tibial posterior). 
# 2 Hálux valgo / perda de extensão 1 ª articulação metatársica. No caso de restrição nesta articulação, o pé vai se tornar incapaz de carregar totalmente o hálux do pé, em preparação para empurrar (faze final da marcha, antes da retirada dos dedos do solo para iniciar a oscilação). Com o tempo isso vai levar a compensação e rotação da perna e tornozelo para permitir que o pé fique totalmente achatado no chão durante a sustentação de peso total. Como a rotação ocorre, o gastrocnêmio e sóleo se tornam menos eficientes e os músculos menores da parte inferior da perna devem ajudar com propulsão para frente, contribuindo para sobrecarga destes. 
# 3 restrições no tornozelo. Estes podem ser o resultado de entorses , tensão ou ferimentos nos quais os ligamentos, ossos e articulações foram afetados. Ou até mesmo lesões dos músculos maiores da perna (gastroc, sóleo, tendão de Aquiles). Se o tornozelo é restrito, principalmente em dorsiflexão, os músculos serão totalmente incapazes de ajudar durante a caminhada. Todos esses fatores associados aumentam a sobrecarga para o hálux, impedindo que ele auxilie a impulsão.

ANATOMIA 

Marcos Básicos 

Identificar os marcos ósseos do pé é relativamente fácil. Você tem como referências primárias os maléolos medial e lateral e o osso do calcanhar (calcâneo). 
Em vez de focalizar a milhões de pequenos ossos, ligamentos e articulações entre eles, vamos focar nas estruturas mais importantes para os músculos e as principais áreas que estaremos trabalhando.


# 1 O tendão do fibular longo desce a parte externa da perna, corre atrás do osso do tornozelo (maléolo lateral) e segue para a base do dedo mínimo do pé (metatarso 5). De lá, ele cruza sob a parte externa do pé no arco. Para saber a partir de onde que se move o tendão começar arco em seu dedo mínimo. Traçar o osso para trás em direção ao seu osso do tornozelo. Como você chegar ao meio do pé você deve se sentir um pequeno solavanco e os ossos vão cair (tornar-se menos superficial). Esta é a base do 5º metatarsiano e logo atrás é onde o tendão fibular passa. Se você pode encontrar esta colisão, você vai ser capaz de localizar e trabalhar no tendão, enquanto se move em direção ao arco. 

Nesse trajeto o tendão contorna três saliências ósseas: o maléolo lateral, a seguir a tróclea fibular do calcâneo e faz um último desvio no sulco do osso cubóide. Para manter o seu curso, o tendão conta com a ajuda de três túneis ósteo-fibrosos: um retromaleolar, formado pelo retináculo fibular superior, que envolve ambos os tendões fibulares; outro ao nível da tróclea fibular do calcâneo, formado pelo retináculo fibular inferior, que individualiza cada tendão em seu túnel; e o túnel plantar, formado pelo cubóide e a base do quinto dedo.

# 2 Tendão Tibial posterior. Este tendão descende profundo na panturrilha, passando atrás do malólo medial e atrás do osso navicular antes que também se direciona por baixo do arco do pé. Para encontrar o osso navicular começar no interior do Hálux e traçar o seu dedo para trás ao longo do osso (NÃO no tecido mole do arco, acima do arco). Conforme você começa para a área do mediopé você vai encontrar uma proeminência grande (pode ser visível dependendo do seu pé). Não tem como se perder. Esta é a tuberosidade navicular e o tendão tibial posterior passa por trás dele e abaixo dele para envolver em torno do arco. Se você pode encontrar esta colisão, você estará na área de direito ao trabalho no tendão.O músculo tibial posterior é um inversor do pé e o principal suporte dinâmico do arco longitudinal medial. Com o decorrer dos anos, sua disfunção leva ao aparecimento de um pé plano valgo doloroso, progressivo, mais freqüente em mulheres na quarta e quinta décadas de vida.


2 comentários:

  1. boa tarde..muito bom seu site... eu tive o dedinho do pe fora do lugar a 15 dias atras,o medico fez raio x.. viu q tava fora passou a faixa e imobilizou... a 2 dias tirou fez hj..nao consigo encostar o dedo no chao e ta inchadao, voltei la ele disse q ta normal..mas como? se é visivel q nao ta..to pavorada.rs.como se o deddinho do pé esq. fosse mais pra fora ..pra esquerda. nem sei mais o q fazer..ajude-me por favor.. bjos ju-paz2011@hotmail.com
    ?

    ResponderExcluir
  2. Olha, só radiograficamente se pode ver se tem algo de errado com seu pé, olhando o edema das partes moles confunde... Sugiro que caso não tenha ficado satisfeita com o atendimento prestado, procure uma segunda opinião, é seu direito.

    ResponderExcluir

Comenta aê, galera!!!!