terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MARP, mais um texto que vale a leitura....

Recebido de Marcia Castanho Lavaqui Gonçalves 
A  EMPATIA TÁTIL PERMITE DECODIFICAR AS MENSAGENS DO CORPO.

Antes de pensar, as mãos do Terapeuta Morfoanalista captam quando no corpo do paciente não há espaço e que tudo está apertado, fossilizado, petrificado.O TM escuta os gritos de todas as partes do corpo: a pele, os músculos, os ligamentos, as vísceras...A presença sensorial do paciente no corpo é fundamental para permitir a profundidade e a eficácia das técnicas utilizadas. Como medir a presença no momento do toque? É a nossa mão que nos informa. A mão do TM é ativa e procura o contato com seu paciente. Sabe reconhecer quando o mecanismo  defensivo "não sentir para não sofrer" está ativado. Os toques do terapeuta transmitem ao paciente a coragem para entrar neste diálogo corporal: então a comunicação infra-verbal se estabelece.

Quando o sistema sensorial está congelado os intercâmbios respiratórios e celulares estão diminuídos.
Com esta marcha metabólica inibida as tensões musculares aumentam e a consequência natural é o desenvolvimento dos tecidos fibrosos e a rigidez. O TM pressente claramente que por trás dessa esclerose tissular se esconde um sofrimento; e sua empatia tátil lhe permite entrar em contato com essas feridas e núcleos traumáticos encapsulados no corpo.

Sensações de peso, de achatamento, de volume, o frio dos pés, o calor inflamatório dos joelhos, a aderência de uma cicatriz, a hipertonicidade dos trapézios, a fibrose dos ísquios-tibiais, são percepções que fazem sentido e guiam o processo elaborativo do terapeuta. Esta capacidade associativa do terapeuta que une as sensações com os pensamentos é indispensável para ajudar o paciente a recuperar os bloqueios e liberar as tensões. A integração equilibrada de todos os elementos teóricos e técnicos do quadro permite ao Terapeuta Morfoanalista se deixar guiar pela inteligência da mão para uma escuta sensível e um gesto terapêutico criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!