domingo, 28 de agosto de 2011

Notícias de Fisio...Fisioterapia preventiva no idoso


FONTE: http://www.diariodearaxa.com.br/Materia/Colunista/Thales-Ribeiro/2011/8/Fisioterapia-preventiva-no-idoso/506.aspx
publicado em 28/ago/2011 às 15h09
Fisioterapia preventiva no idoso
"Com tantas divisões e atributos, é possível chegar na velhice com saúde e preparado para enfrentar essa fase com naturalidade e menos riscos."


thalesribeiro.fisio@gmail.com

Com o passar dos anos, o corpo humano vai envelhecendo fisiologicamente tendo perda de calor, água, células, gerando desgastes que dão origem à: artrose, artrite, tendinites, hérnias, bursites, doenças originadas em nossas atividades de vida diária.
Com o passar dos anos, a fisioterapia foi evoluindo-se em áreas especificas de atuação, atualmente existe fisioterapia destinada à terceira idade, sendo ela preventiva e patológica (doenças neurológicas, ortopédicas, ginecológicas, ergonômicas adaptativa).
A fisioterapia preventiva consiste nos seguintes passos:
 - Anaminese completa do paciente ( idade, peso, altura, pressão arterial, medicamentos em uso, médicos de rotina – cardiologista, urologista, neurologista, cardiologista);
- Averiguar presença de dor e em qual lugar ela situa ;
- Testar o seu equilíbrio , forças musculares e flexibilidade;
Após o fisioterapeuta  ter feito uma anaminese completa do paciente,  então poderá traçar uma meta em seu tratamento para prevenir, tratar e reabilitar o idoso para que ele desenvolva com eficiência as suas atividades de vida diária.

As preventivas mais comuns hoje para a 3 idade são :
- Hidroterapia: técnica executada pelo fisioterapeuta dentro de uma piscina com água na temperatura mínima de 27 graus com o uso de aparelhagem auxiliar como: flutuadores, bóias, isopores, para desenvolver exercícios específicos dentro da água, visando fortalecimento, diminuição da resistência e atrito e uma melhora da propriocepção;

- Fisioterapia Clínica: engloba tratamentos de reabilitação e analgésicos para pacientes com dores , pós-operatórios, reabilitação e preventiva.
- Tratamentos alternativos: acupuntura ( estimulação de pontos vitais, através de agulhas descartáveis , ventosas, bastão de mocha, imas e aparelhos  eletroestimuladores, pedras quentes (massagem com pedras especificas e aquecidas em um recipiente com água.
- Pilates: técnica desenvolvida por um alemão que usa aparelhos com molas, bolas e posturas em solo para fortalecer, alongar e melhorar a propriocepção do idoso, educando o idoso a ter uma boa postura .
A utilização de aulas ou sessões de alongamentos específicos para a terceira idade tem o intuito de melhorar suas dores, postura, equilíbrio e distrezas.

Hoje em dia o uso de caminhadas também melhora o desenvolvimento fisiológico e celular do idoso ajudando na melhoria do seu sistema cardiorrespiratório.
Com tantas divisões e atributos, é possível chegar na velhice com saúde e preparado para enfrentar essa fase com naturalidade e menos riscos, porém o idoso terá que se esforçar para alcançar o seu objetivo pois uma pessoa com 30 anos que não alonga, não pratica exercicios é considerada velha, e uma pessoa com 60 anos que faz pratica esportes , alimenta-se bem, descansa bem é considerada jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!