sábado, 19 de março de 2011

Imagens de Raio X de tornozelo/Pé

Resolvi comentar algumas imagens de Raio X que tinha no PC pra vocês. Depois comentem o que acharam... 
A primeira Imagem, Mostra uma artrodese da articulação subtalar e foi realizada para estabilizar e diminuir a dor desta articulação, decorrente de um importante desgaste articular.   Observa-se claramente esse desgaste Através dessa linha clara no contorno articular.
Outra causa comum para o referido procedimento é como alternativa de tratamento de seqüelas dolorosas de fraturas complexas do calcâneo. Para mais informações sobre a subtalar vale uma olhadinha no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0R4zRSE_-40



A segunda e terceira imagens mostram uma artrodese da articulação de lisfranc. A fratura-luxação da articulação tarsometatarsiana (Lisfranc) é uma lesão rara, provocada por trauma de alta energia, corresponde a 0,2% de todas as fraturas e freqüentemente não é diagnosticada, principalmente em pacientes politraumatizados, nos quais é dada maior atenção ao quadro geral e a lesão do pé é deixada de lado. (http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/22-Fratura_Luxacao_Tarso.pdf). Portanto muitas vezes evoluindo para complicações como dor residual e uma deformidade conhecida como Lesão de Turco; além de síndrome compartimental e síndrome dolorosa complexa regional. Outras complicações relatadas são lesão nervosa, necrose de pele, gangrena, artrose, pseudo-artrose e exostoses entre outras.




Espero que tenham gostado!!!
Renata

2 comentários:

Comenta aê, galera!!!!