quarta-feira, 20 de abril de 2011

Notícias de Fisio...

Fisioterapia analítica é eficaz para tratamento de problemas no nervo ciático

Nervo ciático é formado por duas raízes nervosas que saem da coluna lombar e descem para os membros inferiores, fazendo parte da sua inervação sensitiva e motora

Cerca de 15% da população sofre de dores em função de problemas  no nervo ciático. O ciático é o principal nervo dos membros inferiores responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores das coxas, pernas e pés.

O nervo ciático é formado por duas raízes nervosas que saem da coluna lombar e descem para os membros inferiores, fazendo parte da sua inervação sensitiva e motora. A dor ocorre quando há uma compressão da raiz desse nervo na espinha lombar, o que pode gerar formigamentos, ciatalgias, paralisias motoras e em casos mais graves até o déficit de força.

Um dos principais problemas do nervo ciático é a inflamação, que proporciona fortes dores que vão da parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha e pode se estender até os quadris e pés. Ela pode ser desenvolvida por vários fatores como má postura, determinados tipos de infecções e tumores, problemas lombares, como hérnia de disco, e também na gravidez.

Problemas no nervo ciático podem ocorrer em pessoas de todas as idades e, por envolver principalmente as articulações, um dos métodos mais efetivos para o tratamento das afecções do nervo ciático é a fisioterapia analítica - um método de normalização articular totalmente manual que trata e previne doenças, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

De acordo com Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, para atender esse tipo de paciente, é realizado um exame radiológico minucioso nos quais são feitos testes específicos para determinar qual é a lesão articular. A partir do resultado se inicia o tratamento com técnicas suaves de posicionamento das articulações comprometidas.

— Na verdade, as técnicas convencionais vão tratar a dor sem perguntar qual é sua origem. Vão fazer tudo para aliviá-la, mas sem resolver verdadeiramente a lesão que causou o sintoma. Já a fisioterapia analítica é realmente mais eficaz que os tratamentos tradicionais porque desenvolve o ritmo biomecânico correto das articulações lesadas. Estamos tendo ótimos resultados na nossa experiência clínica — explica Maria Luiza.
MAXPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!