quarta-feira, 13 de abril de 2011

Notícias de fisio (3)

Treinamento Funcional se inspira em movimentos de ginástica artística e métodos de fisioterapia

Treino estimula não só o fortalecimento de músculos, mas a funcionalidade dos movimentos

Nádia De Toni | nadia.detoni@pioneiro.com.br
As academias de ginástica do país estão, aos poucos, aderindo um novo método de treino que faz uso de bolas suíças, tubos e faixas elásticas e cujos movimentos são inspirados na ginástica artística e métodos de fisioterapia. Trata-se do Treinamento Funcional.

O objetivo é simples: o TF estimula não só o fortalecimento de músculos, como ocorre na musculação tradicional, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural. Ou seja, a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade.

O professor Nelson Brügger, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, compara que no treinamento tradicional o músculo é visto como uma borracha a ser aumentada. Já no TF o músculo é visto também como órgão sensorial que auxilia o sistema nervoso a perceber a velocidade, o grau de tensão muscular e a posição corporal.

Seguindo essa lógica, explica Brügger, o TF envolve movimentos multiarticulares e multiplanares, uma vez que a coordenação corporal não pode ser obtida através de movimentos que visem "isolar" os músculos, como ocorre na musculação tradicional.

Do ponto de vista fisiológico, o TF inova: exercícios executados sobre superfícies desestabilizantes permitem modular reflexos, melhorando a resposta de músculos que trabalham na estabilização de uma articulação.

Por exemplo: um jogador de futebol pode ganhar muita força nas pernas realizando o agachamento no aparelho, mas precisa desenvolver explosão e equilíbrio para melhorar a potência e precisão de seu chute, que só pode ser obtida através de um TF.

Para Brügger, um bom motivo para as pessoas apostarem em um TF é que ele ajuda a evitar as lesões muito comuns em academias. Como no treinamento convencional há ênfase no treino de grandes músculos, é comum desenvolverem-se desequilíbrios entre músculos fásicos (responsáveis pelos grandes movimentos) e os tônicos (normalmente músculos menores, responsáveis pela estabilização articular), explica o professor universitário.

Além de servir ao público acostumado a equipamentos pesados de musculação, o TF também é indicado para idosos, uma vez que o treino permite desempenhar com maior desenvoltura e segurança atividades de vida diária. Caminhar sobre uma linha, carregando uma bola suíça abraçada à frente do corpo, por exemplo, auxilia a coordenação da caminhada sem o auxilio da visão, o que é comum no transporte de objetos no dia-a-dia, ou quando se levanta à noite, no escuro, para ir ao banheiro.

O TF, porém, não substitui o treino tradicional da musculação. A força geral e a massa muscular adquiridas através dos aparelhos tradicionais de musculação são a base para ser aprimorada posteriormente pelo TF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!