quarta-feira, 20 de abril de 2011

Notícias de Fisio...

Segue matéria do Jornal digital ZERO HORA sobre alongamento... Assunto ainda controverso. Aqui estão expostas as perspectivas do autor, que nem sempre são um Consenso,

Beijo, Renata

  | 18/04/2011 | 12h11min

Estica e puxa

Essencial à atividade física, o alongamento ainda gera dúvidas e mitos — esclarecemosos principais

Mesmo aparentemente simples, existem inúmeras técnicas e precauções na hora de se alongar - e, talvez por isso mesmo, uma série de dúvidas e mitos a respeito da prática, essencial à atividade física.
O presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Marco Tulio Saldanha, aponta que, entre os cuidados a serem tomados, estão o de não realizar exercícios de alongamento quando o músculo estiver em processo inflamatório. Também não se deve alongar depois de colocar gelo sobre o músculo, sob o efeito de drogas analgésicas ou anestésicas nem as regiões que já estejam muito flexíveis. Outro alerta: sempre interromper o exercício caso apareça alguma sensação diferente da esperada.
— Nesses casos, deve-se procurar um profissional para orientações. Como modalidade de exercício, o alongamento deve ser prescrito por um profissional da área do exercício, seja por um professor de educação física ou por um fisioterapeuta — adverte o profissional.
Confira alguns dos principais mitos em torno do alongamento:
:: Fazer alongamentos influencia na estaturaSegundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) André Reis, após a prática esportiva os músculos estão contraídos e, caso a pessoa não alongue, os músculos vão encurtando.
— O alongamento pós-prática devolve ao músculo sua anatomia natural, consertando a postura e fazendo a pessoa parecer mais alta — explica.
:: Alongamento excessivo deixa o músculo mais fracoDe acordo com o professor de fisioterapia esportiva da Universidade Católica de Brasília Renato Valduga, se feito em dias alternados aos do treinos de força, pode acontecer o contrário: o músculo pode ficar mais forte.
A prática do alongamento em atletas de alta performance é diferente da dos atletas de "fim de semana"
O médico Jomar Sousa afirma que, no geral, não:
— A grande diferença é que os atletas costumam ter uma maior amplitude de movimentos articulares quando alongam.
Alongamento melhora o desempenho do atleta
Para o presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Marco Tulio Saldanha, é justamente o contrário. Segundo ele, diversos estudos sugerem que o alongamento causa diminuição da força muscular e do desempenho em atividades de geração de força explosiva, como arrancadas e saltos:
— Mas em modalidades como a ginástica olímpica a flexibilidde é determinante no desempenho do atleta, sendo necessário realizá-lo regularmente.
Deve-se alongar o músculo até sentir uma dorzinha
Não. A especialista em flexibilidade Paula Keiko explica que é recomendável que o alongamento seja feito de forma dinâmica, com movimentos específicos e baixas cargas. Seguido da aplicação de exercícios passivos e estáticos, respeitando-se o limite da dor.
— Nunca treine com dor — enfatiza.
:: TIPOS DE ALONGAMENTO ::
Estático: é quando se mantém o músculo a ser alongado numa posição em que esteja na maior extensão possível. Um exemplo é puxar a perna para trás, alongando a parte anterior da coxa.
Dinâmico: consiste na repetição de movimentos corporais, primeiramente em ritmo lento e confortável, aumentando aos poucos a velocidade e amplitude. Exemplo desse tipo é a rotação de braço para trás e para frente.
Passivo: quando o alongamento do músculo do atleta é feito por uma outra pessoa. Um exemplo dessa categoria é quando a pessoa deita e tem sua perna levantada e empurrada por um terceiro.
Balístico: consiste na realização de um movimento brusco no sentido contrário à ação do músculo que está sendo alongado. Um exemplo é o realizado por jogadores de futebol quando chutam várias vezes o ar para alongar os músculos da parte posterior de coxas.
Agradecimento: Cia Athletica
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!