sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Galera feliz 2011!

Gente, tá tudo abandonado por aqui, mas férias é fogo, viajo amanhã e só volto no final de janeiro cheia de novidades e coisas legais pra postar pra vocês, ok???
Renata

domingo, 19 de dezembro de 2010

Vídeos gratuitos!

http://therapeuticexercisevideos.com/Index.aspx
Nesse link um montão de vídeos interessantes!!!
Ah  e tem mais, já tô de volta das aulas no Ceará, portanto, fiquem de olho... Essa semana o blog sai do marasmo das últimas duas semanas, bjs
Renata

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pontos de gatilho

Achei esse vídeo de uma propaganda de uma plataforma para compressão dos pontos de  gatilho, nunca vi por aqui, alguém já viu um desses???
Renata

Mais um videozinho...

Continuando nossa saga de vídeos, mais um de tornozelo, só de dessa vez de avaliação (Sorry, Renata, só em inglês mesmo... rsrsr). Nesse o autor começa destacando a necessidade de observar aspectos da pele e unhas do tornozelo e pé, como: textura, turgor, nível de hidratação, coloração, calosidades, etc. Depois faz a palpação da polia do tálus, observando se há rigidez no contato manual. Depois a textura do tendão de aquiles, sempre comparativamente os lados direito e esquerdo. A elasticidades do metatarso, com a análise da mobilidade da base de cada metatarsiano, iniciando do 5o e indo até o 1o, nessa palpação buscamos avaliar também a presença de dor.
No teste de mobilidade, observamos primeiro a articulação tibio társica, com os movimentos de flexão e extensão (nesse ponto observem a reação de flexão dos dedos ao final da dorsiflexão), e a subtalar com eversão e inversão. Logo após o autor testa a flexibilidade dos dedos para flexão, comparando com o membro contralateral.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ELEIÇÕES CREFITO!!!

Gente, nunca vi eleições do CREFITO tão movimentadas.... Como é saudável e democrático a presença de duas chapas concorrendo... dá um gás ao processo, movimenta possíções excessivamente consolidadas que observamos na nossa profissão... Que a chapa vencedora posso atuar defendendo a profissão que amamos, participando politicamente das decisões nacionais e representando nossa região com afinco. E viva o processo democrático, nos CREFITOs e no COFFITO!!!!
Ah, muito bom rever amigos que só em dia de eleições mesmo!!!!!
Bjs

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Compra de TCC!!!!!!!!

E pra complementar nosso post anterior uma reportagem do jornal hoje sobre a compra de TCCs, prática que embora ilegal e imoral , sabemos ser comum. Com pessoas inclusive anunciando o assunto em sites de relacionamento. Segue a reportagem do G1, e vale um adendo: além de , se descoberto, o TCC ser anulado e zerar sua nota, você ainda pode ser processado por falsidade ideológica se recorrer a essa prática hedionda!!


Edição do dia 02/12/2010
02/12/2010 11h42 - Atualizado em 02/12/2010 13h59

 

COMPRA DE MONOGRAFIAS  

 

Anúncios de venda são espalhados em cartazes próximos às faculdades.
Escritórios funcionam como centrais de vendas de trabalhos escolares.

Fim de ano e os estudantes têm que enfrentar uma maratona. São provas, fechamento de trabalhos e muitos que estão se formando têm que apresentar o trabalho de conclusão de curso. Mas existem alunos que encomendam e pagam mais de duzentos reais por estas monografias.
Deixe aqui seu comentário sobre o assunto.
Os anúncios da venda estão espalhados cartazes perto das faculdades. Ligamos para um deles. Nosso produtor se identifica como aluno do curso de administração de empresas e se mostra interessado em comprar uma monografia.
- Você tem alguma coisa pronta já?
- Olha, eu tenho, eu acho que alguma coisa de administração eu até tenho pronta. Posso tentar pegar parte de algumas coisas prontas e tentar elaborar um pra você assim.
- Apresentando isso, não vai ter problema não, né? É certeza que passa pelos professores?
- Logicamente eu não vou passar o trabalho da mesma instituição. Eu vou te passar um trabalho de preferência de fora de Rio Preto, entendeu?
- Que você faz para outros lugares também então...
- Até do Rio Grande do Sul o pessoal me liga, às vezes, para você ter uma idéia.
Em seguida, combinamos o preço.
- Quanto que fica?
- Se eu tiver pronto, uns cem, duzentos reais no máximo.
A entrega é acertada para o dia seguinte. Vamos até um escritório improvisado, que funciona como central de vendas de trabalhos escolares. A mulher que faz as monografias está cheia de encomendas.
- Tá cheia de trabalho para fazer? De monografia?
- Eu tenho que entregar um amanhã, só não sei como eu vou conseguir fazer isso.
- Tudo administração?
- Esse daqui é psicologia.
Em outra casa também é fácil comprar um trabalho pronto. Quando chegamos ao local encontramos uma universitária que finalizava sua monografia. No começo da conversa o homem diz que só faz uma pesquisa de apoio, mas diante da insistência, aceita a encomenda.
- Eu vou deixar o trabalho praticamente pronto. Se você quiser estudar, que é o que eu aconselho: estudar, modificar e interpretar é ótimo. Tem que ser feito. Se você não faz eu não posso responder por isso.
- Eu vou te dar mastigadinho. Você só vai ter que digerir o assunto.
Algumas faculdades já mudaram as regras do jogo. Elas exigem que os alunos apresentem a cada dois meses uma parte do trabalho de conclusão de curso. É uma forma de dificultar a compra de monografias.
"O orientador em parceria com mais quatro professores do curso avalia bimestralmente o aluno. Ele apresenta textualmente e oralmente quatro vezes ao ano, mais a sua qualificação, mais a banca pública, dificultando a compra de um trabalho pronto", explica Alexandre Costa, diretor de faculdade.
Os juristas consultados pelo Jornal Hoje afirmam que o aluno que compra uma monografia corre o risco de ser processado por falsidade ideológica. A polícia de São José do Rio Preto informou que vai abrir um inquérito para investigar as vendas de monografia mostradas na reportagem.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/estudantes-negociam-monografias-de-diversos-cursos-pelo-pais.html
Achei este textinho no blog O guia do fisioterapêuta  e tô publicando também, achei o post bem interessante pra quem tá naquela fase de escolha de tema, de orientador e de tipo de pesquisa. Segue o link, sem dúvida o blog vale uma explorada.... http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/
 
 
Você está nos últimos períodos da faculdade e não consegue pensar em nenhum tema legal para o seu TCC? Pra piorar ainda mais as coisas, você deixou pra decidir o tema na última hora? O desespero é tanto que você anda dormindo em cima do tratado de fisioterapia pra ver se consegue alguma ideia por osmose?
Então seus problemas acabaram ! Pois chegou o revolucionário TCC elaborator-escrivator-entregator Tabajara, o único editor de textos que escolhe, escreve, imprime e encaderna o TCC pra você. Mas espere, isso não é tudo! Ligando agora você recebe o exclusivo Skype-professor-sufocator Tabajara, um incrível aplicativo que descobre o número do celular do professor que avaliou seu TCC e faz ligações de hora em hora, com mensagens de voz pré-gravadas implorando por uma nota mais alta.
Se interessou pelo produto? O pior é que também, pena que é zoação minha.
Mas não entre em pânico! O Guia do Fisioterapeuta, em mais um serviço de utilidade pública oferece algumas dicas de como escolher um bom tema pro seu TCC de fisioterapia.
O que é e para que serve um Trabalho de Conclusão de Curso.Ao longo da faculdade você precisou fazer diversas provas, pesquisas e seminários. Cada um destes testes avaliou seus conhecimentos e competências. Porém mesmo após completar todos os estágios e passar em todas as provas ainda lhe resta uma última tarefa: Redigir um trabalho final, o famoso TCC, que geralmente é uma monografia ou uma pesquisa de campo.
Bem, talvez eu tenha me expressado mal. O TCC não é apenas o trabalho final da faculdade, ele é uma oportunidade (sim, uma oportunidade !!) que o acadêmico tem de aprofundar seus conhecimentos em determinado tema da fisioterapia e defender suas conclusões diante de uma banca. - - - Ok, nem sempre é assim. Já ouvi falar de faculdades que além de dispensar a banca ainda chegam ao cúmulo de permitir que a monografia seja feita em grupo (!!!! BIZARRO !!!!).

Mas distorções da realidade à parte, o fato é que o TCC avalia:

#1- A habilidade do acadêmico de buscar informações relevantes sobre o tema,
#2- A capacidade de sintetizar a informações e redigir um texto em linguagem científica, apresentando os resultados de sua pesquisa de forma clara e organizada.
#3- Demonstrar o domínio do tema, ao defender seus resultados em apresentação oral diante de uma banca examinadora
Na teoria isso tudo é muito bonito, não é mesmo? Mas acho que talvez você esteja mais interessado(a) na próxima parte da postagem.
Como escolher o tema do TCC?Aqui é onde a porca torce o rabo. Você não precisa fazer mandingas e nem simpatias para escolher um bom tema para o TCC. Deixe as ciências ocultas para quando precisar trazer a pessoa amada em 3 dias. Mas se você realmente não tem a menor ideia por onde começar, recomendo que você leia os 2 itens seguintes, só pra poder se situar.
O TCC deve ser sobre um assunto que você goste.Ora, nada mais óbvio do que isso. Provavelmente você passará meses pesquisando e escrevendo sobre o assunto escolhido. Na boa, você não precisa transformar o TCC em técnica de tortura medieval. Se vai estudar tanto, que pelo menos seja algo que lhe agrade. Mas para eventuais indecisos, que dizem conseguir gostar de tudo ao mesmo tempo, irei ensinar a fazer um curtômetro (um termômetro das coisas que você curte fazer).
O TCC deve ser sobre um tema possível de ser pesquisado.Mesmo que você adore Pilates e ache UTI Neo a coisa mais incrível do mundo, nada de sugerir temas loucos como “Pilates em UTI Neo”. Da mesma forma, evite temas que apesar de interessantes, possuem escassa literatura disponível, como por exemplo “Fortalecimento muscular em escolares com Leucemia”, ou “RPG no pós-operatório imediato de artrodese vertebral lombar” - Na verdade, estes temas podem até funcionar como trabalho de campo, mas jamais proponha isso como monografia sem antes pesquisar se existem artigos publicados ou algo nos livros sobre o tema. Pra finalizar tente, se possível, evitar temas por demais polêmicos (a menos que você tenha muita confiança no seu taco e nas argumentações na hora de apresentar o tema pra banca).

Observação importante:
Escolhido o tema, encontre um orientador que entenda do assunto. Mais uma vez isso parece óbvio, mas nem sempre o óbvio é tão óbvio quanto parece. Portanto certifique-se de que seu orientador realmente entende alguma coisa do tema que você escolheu (caso contrário você terá que lidar com um desorientador e estará condenado a fazer tudo sozinho)
O curtômetroO curtômetro é uma espécie de gráfico baseado em um brainstorm (conhecido popularmente como “toró de idéias”) que te ajuda a decidir os assuntos que mais lhe agradam em fisioterapia. É muito simples de ser feito, e tenho certeza que vai ajudar bastante, principalmente aos indecisos.

Para fazer o seu curtômetro é muito simples, basta seguir as instruções abaixo:
#1- Cruze duas linhas retas perpendiculares, formando um sinal de “+” bem grande
#2- No Quadrante superior esquerdo, escreva todos os assuntos que você gosta de estudar ou que você domina com facilidade. Podem ser técnicas de tratamento ou patologias (ex: Mulligan, Propriocepção, Ventilação Não Invasiva, geriatria, fisioterapia desportiva, DPOC, etc..).
#3- No quadrante inferior esquerdo, escreva todos os assuntos que você curte, mas que você não domina tão bem assim.
#4- No quadrante superior direito, escreva os assuntos que você não gosta, mas que apesar disso você domina ou tem alguma facilidade de aprender.
#5- No quadrante inferior esquerdo, escreva os assuntos que você odeia e que ainda por cima você não tem facilidade e nem a menor vontade de aprender.

Quando terminar, terá um quadro mais ou menos como o daqui debaixo (OBS: este curtômetro é hipotético e não representa aopinião do blogueiro)
Enquanto estiver fazendo o seu curtômetro, irá perceber que a parte do gráfico com as coisas que você tem afinidade irá ficar muito mais cheia do que a das coisas que você não gosta. Não se preocupe, isso é absolutamente normal, pois lembramos mais facilmente daquilo que gostamos.
Interpretando o gráficoFeito o curtômetro, ao visualizar o lado direito do gráfico fica fácil saber o que você NÃO deverá escolher como tema. O próximo passo é decidir se vai escolher um dos temas que você curte e domina OU um dos temas que você curte mas não domina (Eu recomendaria temas que você curte mas não domina, pois seria uma ótima oportunidade para aprender coisas novas de um assunto que você acha legal).
Agora sugiro que pense em algo envolvendo uma patologia ou disfunção que você colocou no curtômetro (Ex: AVC, LER/DORT, cirurgia de LCA, ataxia, entorse, atelectasia, etc...) Este será o eixo principal da sua monografia.
Também baseado no seu curtômetro, escolha uma intervenção fisioterapêutica que tenha haver com a patologia/disfunção que você escolheu (Ex: kinesio taping, VNI, treino proprioceptivo, alongamento), se quiser, defina também uma população específica (Ex: Atletas, dentistas, idosos, gestantes, pacientes ambulatoriais).
Pronto! Agora você já é capaz de elaborar um esboço do tema da sua monografia, combinando uma patologia/disfunção com uma intervenção e/ou uma população específica. Mas tome cuidado com temas absurdos como Pilates em UTI-Neo! O curtômetro é uma ferramenta de ajuda e não um oráculo de análise combinatória !
Assim, com os resultados do curtômetro, você poderá elaborar um esboço da ideia central da sua pesquisa. Ex: Treino de marcha em pacientes com AVC, OU Exercícios proprioceptivos para prevenção de quedas em idosos, OU Alongamento e ginástica adaptada para gestantes.... e por aí vai.

Por último. Não se esqueça de verificar se existem artigos ou referência na literatura para o tema escolhido, e com o esboço do tema em mãos, consulte seu orientador.





Espero que o post ajude!!!!!
Bjs

Renata Soraya

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em espanhol tudo bem??

Vídeo anatomia do joelho

Nesse novo vídeo o apresentador inicia pela osteologia destacando os principais acidentes anatômicos do complexo do joelho (articilação tibio femuais lateral e medial, femuro patelar e tibio fibular proximal). No Fêmur destacamos os côndilos lateral e medial, atentando para a diferença de proeminências entre essas duas estruturas. Os côndilos são regiões com alta incidência de displasias e isso está intimamente ligado às luxações fêmuro patelares. Como NÃO estamos diante de um joelho displásico, podemos observar que o côndilo lateral é mais anteriorizado, além de mais superior que o medial. O tubérculo adutor também é demonstrado assim como a fossa e a chanfradura intercondilena respectivamente na face inferior e posterior da fossa poplítea. No platô tibial pode ser visializada ea espinha intercondilar que serve de referência à inserção dos ligamentos cruzados, demonstra-se também a tuberisidade anterior da tíbia, sua localização e palpação têm grande importância no diagnóstico da doença de Osgood Schlatter (dor do joelho em crescimento).
Na apresentação das partes moles o autor descreve as características dos meniscos: o lateral mais fechado e menos fixado por estruturas ligamentares que o medial. Os cruzados, dando ênfase aos seus pontos de origem e inserção. E logo depois demonstra que cada ligamento está relacionado à estabilidade no ´plano sagital, portanto anteriorização ( LCA) e posteriorização (LCP).
Outro ponto de descaque pra vocês é a forma dos dois ligamentos colaterais, sendo o medial bem rente a estrutura medial, e o lateral bem destacado, além de seus formatos distintos (em fita e em corda), e a independência do colateral lateral e do menisco do mesmo lado que não possuem conexões. Na biomecânica o vídeo mostra que em flexão esses ligamentos perdem comprimento e tensão, tornando-se mais folgados. E que eles regulam juntos o mecanismo valgo e varo, além das rotações.
O vídeo também mostra a patela, sua localização profunda em relação às fibras do tendão patelar e quadriciptal, e a bursa subquadriciptal. Depois disso mostra a capsula articular íntegra, sem secções numa vista de 360o linda! Mostra ainda na fosso poplítea a origem dos cruzados e relata que essa é a cápsula mais forte do corpo e mais ainda nesse ponto.
Na parte da miologia, destaca as porções quadriciptais, começando pelo vasto intermédio e depois o vasto medial e o lateral (percebam o lateral bem maior), e o reto com suas duas porções (anterior e posterior) inseridas na espinha ilíaca antero inferior. Depois a convergência das principais porções (lembrem-e da falta do VMO e VLO) para o pólo superior da patela.
O vídeo prossegue com uma breve descrição da ação conjunta do QDPs e ISQ na marcha normal. Além de destacar também a ação do glúteo máximo.Que aumenta no salto e empurrando um objeto pesado, sentando ou descendo uma rampa. Logo após mostra o canal adutor que serve de passagem para o sartório.
Estamos agora em um pouco mais da metade do vídeo quando se destaca os Isquiotibiais (ISQ) o vídeo mostra cada componente e segue apontando o músculo poplíteo (inclusive com sua origem e inserção)depois de falar da ação dos ISQ. E o plantar com seu longo tendão inserido na fascia do sóleo. Finalizamdo a miologia Mostra os gastrocnêmios.
O vídeo termina com uma breve revisão vascular e nervosa. O vídeo é longo, mas muito didático, eEspero que meu "breve" resumo com tradução livre ajude e oriente quem tem muita dificuldade no inglês, mas mesmo assim dá pra entender direitinho se a pessoa tiver ao menos uma noçãozinha, que é o meu caso.... rsrsrsr

Beijo
Re Soraya

Mais vídeos

Como solicitado seguem mais vídeos da Net. Esse em português especialmente pra Renatinha... rsrsrs... Logo logo estarei postando uns protocolos simplificados pra vocês também, fim de ano é um corre corre danado, por isso posts mais impessoais. Mas Aguardem novidades nos posts em breve, bj
Renata Soraya