quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PROPOSTA DE TREINO SENSÓRIO-MOTOR COM BOLAS SUIÇAS

PROPOSTA DE TREINO SENSÓRIO-MOTOR COM BOLAS SUIÇAS

Autores:  Cabral, Alexsandra¹; Ramos, Ana¹; Santos, Lourdes¹; Feitosa, Patrícia¹; Paiva, Thiago¹; Franco, Ula¹; Costa, Renata²; 

1. Alunos do 4o período do curso de Fisioterapia da UNIVERSO
2. Professora/ Orientadora



INTRODUÇÃO

Treinamento Sensório-motor é o termo utilizado atualmente para caracterizar os exercícios que trabalham equilíbrio, coordenação e propriocepção. Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência de postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular. (TAKAHASHI e MILGROM, 2007)
A bola vem sendo usada na fisioterapia no tratamento neuro-evolutivo há cerca de 40 anos, inicialmente para disfunções neurológicas e posteriormente para tratamento ortopédico (OETTERLY e LARSEN, 1996).
Na década de 1970 a fisioterapeuta Tcheca Maria Kucera e a especialista em bola Dra. Susane Klein-Vogelbach fundamentaram a teoria, os exercícios e aplicações clinicas da bola, sendo as pioneiras no uso deste recurso em pacientes ortopédicos adultos (VERDERI, 2008).
Em 1995 Posner-Mayer implantou o trabalho com bolas com o objetivo de prevenir lesões e garantir o bem-estar, beneficiando a saúde em geral (VERDERI, 2008).
Atualmente os exercícios com bola suíça são amplamente empregados, tornando-se um instrumento ideal para exercícios domiciliares, fitness, educação postural, idosos, gestantes e onde mais a imaginação possa tornar realidade (CARRIERE, 1999).
Benefícios do uso desse recurso:
- Ativa os músculos, principalmente os profundos e os estabilizadores      do tronco;
- Aumenta a propriocepção e promove consciência corporal e equilíbrio;
- Recupera habilidades motoras;
- Melhora a percepção sensorial;
- Favorece o desempenho físico;
- É um exercício cardiovascular, dinâmico, seguro e eficaz;
- Aumenta a resistência e o poder de contração e de elasticidade;
- Alivia o estresse.

OBJETIVO GERAL
Propor um pequeno programa de treino sensório-motor utilizando como recurso as bolas suíças, objetivando uma melhor consciência corporal, desenvolvimento das potencialidades motrizes dos praticantes, melhor desempenho em atividades normais do dia-a-dia.

METODOLOGIA
          A partir da pesquisa qualitativa exploratória, utilizando bibliografias já existentes relativas ao tema, assim como aplicação de atividades em grupo, o devido trabalho apresenta uma condensação das percepções, objetivando expor exercícios de estabilização de tronco propostos por Beate Carrière (2008).

ATIVIDADES

Faquir
Posição inicial: Paciente sentado no centro da bola com o tronco reto, quadris, joelhos e tornozelos em ângulos retos e os braços em 90º de flexão anterior.

Ação: Os braços se movem para cima e para trás enquanto tronco se inclina para trás, saindo da vertical para a horizontal. Os passos para frente permitem o rolamento da bola.

*Nessa posição podemos fazer exercícios com os braços estendidos para frente e as mãos entrelaçadas, fazendo movimentos de ir com as mãos para a direita e esquerda.
Objetivos: - Praticar passos reativos (?).
                 - Treina alinhamentos de membros inferiores.



Ula-Ula

Posição inicial: Paciente sentado no centro da bola com o tronco reto, quadris, joelhos e tornozelos em ângulo reto, as mãos colocados sobre o tórax ou sobre a coxa ou ainda mantido em forma de um arco acima da cabeça (promovendo mais instabilidade).
Ação: O paciente deve fazer os movimentos de anteroversão e retroversão pélvica fazendo com que a bola se desloque para frente e para trás. Além desses faz-se os movimentos de inclinação lateral da pelve onde a bola vai sendo deslocada para os lados.
Objetivos: - Treinar estabilidade da coluna torácica.
                 - Facilita reações de equilíbrio.
                 - Promove movimentos automáticos da marcha em pelve e quadril.

               
                 
Swing
    
Posição inicial: Inicia-se o exercício em decúbito ventral sobre a bola com apoio de peso igual sobre as mãos e os pés.
Ação: Realiza-se o exercício alternando os apoios entre os pés e as mãos, finalizando na posição agachado abraçando a bola.
Objetivos: - Praticar a compressão e tração fisiológica da coluna
                 - Praticar apoio de peso alternado para as mãos e pés




 Testa de ferro



Posição inicial: Ajoelhado atrás da bola, o tronco apoiado ventralmente sobre ela.
Ação: Realiza-se o exercício rolando o tronco para frente sobre a bola até que a pelve fique estabilizada e as pernas estendidas com os pés em dorsiflexão, eleva-se o tronco e abduz os braços na altura dos ombros e a cabeça.
Objetivos: - mobiliza ativamente a extensão da coluna contra a gravidade.
                 - estabiliza a coluna estendida.






Sereia

Posição Inicial: Ajoelhado sobre o joelho esquerdo ao lado da bola, com quadril, joelho e tornozelo contralateral a 90º de flexão. A mão direita se apóia no topo da bola, e a mão esquerda se apóia na coxa direita.
Ação: O movimento primário começa com a mão direita empurrando a bola em linha reta para a direita. O tronco e a cabeça se inclinam para a direita em queda controlada, até que o lado direito do tronco fique em contato com a bola. Os antebraços se apoiam no solo para que a perna esquerda fique em extensão e a direita em flexão.
Objetivo: - Praticar flexão lateral do tronco contra a gravidade;
               - Estabilizar a cintura escapular em cadeia cinética fechada;



Coelho da páscoa
            
Posição Inicial: O paciente se ajoelha atrás da bola sobre o joelho direito. A perna esquerda apoia-se no topo da bola. As mãos ficam entrelaçadas à frente do paciente.
Ação: A perna direita (que está em contato com o solo) faz um impulso para frente, fazendo extensão de joelho e de quadril.
Objetivos: - Mobilizar a extensão de quadril em posição instável;
                 - Promover bom alinhamento postural de tronco e pelve durante o movimento para frente.






Golfinho

1.    Posição inicial
Sentado no centro da bola, com coluna reta, quadril e joelhos à 90º flexão. O braço esquerdo é erguido acima da cabeça e a palma da mão apontando na direção da cabeça. A mão direita se apoia na bola.
2.    Ação
O braço esquerdo irá descer e se apoiar na bola, fazendo um movimento semicircular. O braço direito é erguido para cima da cabeça e a palma da mão em direção à cabeça. Os movimentos ocorrem no mesmo tempo.  A medida que os movimentos dos braços acontecem, a bola vai sendo deslocada para a esquerda e a pelve se inclinando. A perna esquerda cruza na frente da perna direita.

3.    Objetivos
3.1.        Treinar apoio de peso alternado
3.2.        Treinar alinhamento automático dos membros inferiores
3.3.        Praticar passos reativos de um lado para o outro






Peixinho

1.  Posição inicial
Sentado sobre os calcanhares, segurando a bola sobre as coxas.

2.  Ação
Com um impulso do corpo para frente, as mãos irão alcançar o solo, os braços se estendem e empurram a bola para trás, mantendo assim as pernas estendidas.
3.  Objetivos
3.1.        Praticar extensão total de coluna, quadris e joelhos.
3.2.        Facilitar a flexão anterior total dos ombros em cadeia cinética fechada





Tesoura
1.    Posição inicial
Decúbito ventral sobre a bola com os braços afastados e as mãos apoiando o peso do corpo. As pernas ficam estendidas e juntas.

2.  Ação:
As pernas estendidas se abrem e cruzam uma por cima da outra, com os pés ficam em flexão plantar.

3.  Objetivos
3.1.        Fortalecer a cintura escapular em cadeira cinética fechada
3.2.        Estabilizar os músculos extensores e rotadores de tronco.


Ouriço do mar

1.     Posição inicial
Sentado sobre os calcanhares, segurando a bola sobre as coxas.

2.    Ação:
O paciente impulsiona-se para frente em decúbito ventral sobre a bola e pára o movimento com as mãos quando elas tocam o solo. Com o cotovelo mantido em extensão, os quadris e joelhos se flexionam totalmente.
3. Objetivos
- Praticar apoio de peso nos dois membros superiores
- treinar coordenação e habilidades dos músculos abdominais



Carrossel
            
Posição Inicial: Decúbito ventral sobre a bola com as mãos sobre ela e abaixo dos ombros, fazendo uma leve extensão de coluna. Os pés ficam em contato com o solo, separados por uma distância equivalente à dos quadris. Os artelhos ficam estendidos.
Ação: A intenção é rolar o tronco na direção lateral. A mão esquerda empurra a bola para baixo e faz com que a bola se mova para o lado esquerdo. A medida que o tronco vai rolando para a esquerda o braço e a perna direita vão seguindo o movimento até que o paciente fique em decúbito dorsal na bola.
Objetivo: - Praticar transferência de peso como ocorre na marcha;
               - Treinar passos reativos (?);
               - Treinar habilidade e coordenação.





Coquetel

- Posição inicial – A mesma que no cowboy, exceto que as pernas ficam levemente mais abduzidas, os pés e joelhos apontam para a frente. Os braços ficam elevados e flexionados nos cotovelos, as palmas para cima como se estivessem segurando uma bandeja. A cabeça, o tronco e os braços são o tentáculo.
- Ação – O movimento primário está no tentáculo. O tronco se inclina para a frente e para a direita ( esquerda), enquanto o pé esquerdo (direito) gira sobre os artelhos movendo o calcanhar esquerdo (direito) para a esquerda (direita).
- Objetivos – Obter apoio de peso automático em uma perna em cadeia cinética fechada; Treinar o vasto medial do músculo quadríceps em cadeia cinética fechada; Alongar os músculos isquiotibiais, fortalecendo o músculo quadríceps em cadeia cinética aberta; Mudar de cadeia cinética aberta para fechada no fortalecimento de membro inferiores; Treinar habilidades e coordenação dos músculos dos membros inferiores enquanto se estabiliza o tronco.




Silhueta

- Posição inicial – O exercício possui três fases. Na posição inicial, o paciente senta-se cobre a bola, com os pés separados. Os joelhos e pés apontam para a frente. Os braços ficam flexionados, com as mãos colocadas sobre o esterno.
- Ação –
Fase 1 -  O movimento inicial vem dos membros superiores. Os braços se estendem para a frente no plano transverso
Fase 2 – O movimento primário é o tronco (tentáculo). O tronco estabilizado roda no sentido horário (anti-horário) mantendo os braços ao longo do corpo até que formem um arco horizontal acima da coxa direita (esquerda).
Fase 3 – O movimento primário está no tentáculo. O braço direito (esquerdo) continua a mover-se no sentido horário (anti-horário) no plano transverso da cintura escapular. O braço esquerdo (direito) se move no sentido anti-horário (horário) no mesmo plano até que os dois braços fiquem ao lado do tronco com a palma direita (esquerda) apontando para cima e a palma esquerda (direita) apontando para baixo. A cabeça continua a rodar no sentido horário (anti-horário).
- Objetivos – Mobilizar o quadril em extensão; Conseguir extensão de quadril a partir do nível distal como ocorre tipicamente na marcha;Praticar rotação de tronco e pelve sobre uma perna estável.





Andando nas mãos
 
 Estabiliza o tronco, avalia o equilíbrio do tronco, fortalece os membros superiores (especialmente tríceps braquial).
 Inicia-se o exercício em decúbito ventral sobre a bola com os braços e pés estacionados.
 Realiza-se o exercício rolando o tronco sobre a bola, até que os cotovelos fiquem flexionados em direção à bola e as pernas estendidas.
 Indicado para pacientes com escoliose, para aqueles que precisam fortalecer os membros superiores (especialmente o tríceps braquial), e que precisam fortalecer músculos abdominais.




Trote

 Treina o apoio de peso diagonal sobre uma mão e o pé oposto, estabiliza a rotação da coluna, melhora a coordenação de mãos e pés.
 Posição inicial idem “salamandra”.
 Realiza-se o exercício elevando a mão esquerda com a perna direita, e estabilizando o tronco sobre a bola.
 Indicado para pacientes neurológicos, e crianças mais velhas que precisam trabalhar equilíbrio e coordenação.



Salamandra

Posição inicial: Paciente em decúbito ventral sobre a bola, mãos apoidas no solo, em linha reta, em direção ao ombro, pés em flexão dorsal apoiados no solo, coxo- femoral em flexão, abdução e rotação externa.
Ação: Paciente  retira do chão o pé e a mão esquerda, alternando para a direita.
Reação: flexão lateral com reação de equilíbrio.
Objetivos:Mobilizar a flexão lateral.
              Estimula a transferência de peso de um lado para o outro.
              Estimula a reação de equilíbrio.




Balança
  
Posição inicial: Paciente sentado no centro da bola. Tronco reto, joelhos e tornozelos em ângulos retos, os braços formando um arco levantado acima da cabeça.
Ação: A bola Suíça é puxada em direção aos pés, os calcanhares são levantados para permitir mais movimentos. O tronco e braços alinhados se inclinam para trás, depois  a bola  é empurrada para trás, mantém os calcanhares no solo os antepés levantam. O tronco e a cabeça alinhados se inclinam para frente os braços abaixados até o nível dos ombros. Os músculos abdominais são ativados até que aposição ereta seja alcançada.
Objetivos: Ensinar o paciente a mover o tronco alinhando para frente e
                   para trás.
                 Alinhamento dos membros inferiores retirada correta de
                   calcanhares e artelhos.




CONCLUSÃO

 A partir da demonstração de nossa proposta de treino sensório-motor,esperamos  um corpo melhor condicionado, com maior capacidade física e funcional do  indivíduo, além de ser um trabalho de grande motivação, pois ativa o sistema límbico, fazendo-o sentir-se capaz de vencer desafios . Porém não podemos esquecer que antes do início de qualquer programa proposto devemos ter o cuidado de fazer uma avaliação do indivíduo, adaptando a proposta para respeitar a individualidade de cada pessoa, sua condição física, faixa etária e seu estado atual.
Como os efeitos que a bola causa é variável de paciente para paciente, sugerimos que sejam criados protocolos e estes testados por ensaios clínicos randomizados para que tenhamos resultados mais fieis quanto aos efeitos causados pelos exercícios com bolas suíças.
 Por fim segundo Carriere, “Na busca de melhores resultados com a utilização das bolas suíças, podemos encontrar o despertar e a manutenção de um corpo desenvolvido harmoniosamente, capaz de desfrutar dos seus benefícios e sentir prazer em executá-los”.


REFERÊNCIAS
                                                                                    
  • CARRIÈRE, B. Bola Suiça: Teoria, exercícios básicos e aplicação clínica. 1ª ed. São Paulo: Manole, 1999. 383 p.
  • OETTERLY S., Larsen C. (1996) Physiotherapy. Z Schweiz Physiotherapeutenverbandes 6:23-35
  • TAKAHASHI R., MILGROM L. Pleno equilíbrio. Editora INNER. 2007. Disponível em: <http://revistatenis.uol.com.br/Edicoes/85/artigo189515-1.asp>. Acesso em: 17 out 2011.
  • VERDERI, E. Treinamento funcional com bola. 1ª ed. São Paulo: Phorte editora, 2008. 165 p.

3 comentários:

  1. Excelente sua pesquisa, muita criatividade, linguagem simples mas com grande poder de descrever os movimentos. Obrigado por contribuir e compartilhar seus procedimentos de tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Excelente sua pesquisa, muito criativa, de simples linguagem mas com grande poder de descrever os movimentos. Obrigado por contribuir e compartilhar formas de tratamento para a Fisioterapia. Congratulations!

    ResponderExcluir

Comenta aê, galera!!!!