domingo, 18 de setembro de 2011

Notícias de Fisio...

Uso exagerado de jogos eletrônicos adoece crianças e preocupa pais
Tendinite e até hérnia de disco estão entre doenças.
Tratamento inclui sessões de RPG e pilates.

Doenças como tendinite e hérnia de disco, que geralmente acometem os adultos, estão atingindo cada vez mais as crianças. De acordo com especialistas, o uso exagerado de jogos eletrônicos, seja em videogames ou computadores, é a principal causa para o aparecimento de sintomas como dores nas costas ou na cabeça. 
Aos 10 anos, Victor acabou parando em uma clínica de fisioterapia por causa de uma hérnia de disco. "Eu senti o pescoço doendo muito, minha coluna também”, descreve o garoto.
A hérnia de disco é o nome dado para a lesão que acontece entre os discos que formam a coluna vertebral. Ocorre com as pessoas que não têm uma postura correta no dia-a-dia, forçando as placas.
“A coluna cervical tem uma curva importante. Quando você coloca a cabeça muito para baixo e fica muito tempo em um movimento repetitivo e tensional você empurra os discos que estão nas costas e isso com o tempo vai deslocando e com certeza a inversão dessa curva faz com que você fique em uma situação de risco. Às vezes uma batida que você faz com seu corpo, aquela posição que o jogo do videogame provocou, pode fazer o deslocamento. Às vezes um espirro ou uma virada brusca, ou no balanço do carro, algo que não aconteceria em uma coluna que está com sua curva normal. Na verdade, a grande causa é o tempo excessivo em uma postura inadequada, forçando a estrutura da coluna”, explica Socorro Almeida, fisioterapeuta.
Uso exagerado do videogame por crianças preocupa pais e médicos  (Foto: Reprodução/ TVBA)RPG e pilates estão entre opções de tratamento
(Foto: Reprodução/ TVBA)
Para corrigir o problema, tratamento com RPG, uma técnica de reeducação postural. Victor se submete a duas seções por semana.
“Consequentemente quando esse ser estiver adulto ele já vai estar com uma série de problemas, como desvios na postura da coluna, como fraqueza nas articulações, então vai ser com certeza não só uma criança que apresenta um adoecimento, mas um jovem e um adulto improdutivo", pontua a fisioterapeuta.
Além do RPG, o pilates é mais uma forma de tratamento para as dores de coluna. Apenas em uma clínica de Salvador, que costumava receber adultos e idosos, o número de crianças aumentou em mais de 100%.
“Eu ficava quatro horas em frente ao videogame. Um dia no final de semana eu fiquei sete horas seguidas. Eu ficava com dor de cabeça, meio tonto e enjoado”, revela Marcelo, de 9 anos.
Só a mãe de Marcelo sabe da luta que era tirar o filho da frente do computador. “Principalmente final de semana, quando os primos dele vão para nossa casa e se deixar, bobear, eles ficam horas e horas”, desabafa Marle Costa, mãe de Marcelo. Agora, Marcelo divide o tempo da escola e das brincadeiras com as sessões de pilates.
“A questão do uso do computador e do videogame não é só a questão postural, mas também o movimento repetitivo dos dedos, do punho na posição errada, então a movimentação repetitiva é que vai provocar o adoecimento nos tendões e vai ocorrer realmente um processo inflamatório. Eu já atendi, acompanhei pacientes com quatro anos de idade apresentando lesões por esforço repetitivo”, alerta a fisioterapeuta.

Notícias de Fisio...

FONTE: http://www.odiario.com/saude/noticia/492637/fisioterapia-da-cintura-para-baixo/

Fisioterapia da cintura para baixo

O bem-estar físico, mental e social é a definição de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, não é só não estar doente. Promover qualidade de vida é cuidar e também prevenir. Até em assuntos não tão difundidos.
Para lidar com as dificuldades sexuais e problemas do trato urogenital, recorrer a um fisioterapeuta especializado em problemas ligados à região pélvica pode ser bastante eficaz. Antes de lançar mão de medicamentos, tente uma avaliação. O profissional atende a uma faixa etária variada desde crianças a idosos de até 90 anos.
Dificuldade de prender a urina é uma das queixas mais frequentes das mães de filhos pequenos. Na terapia com um fisioterapeuta, a criança aprende a importância de procurar um banheiro exatamente na hora da vontade, o que implica em deixar a brincadeira de lado.
"A gente ensina a ter um posicionamento correto na hora do xixi e na hora de evacuar. Ensinamos a criança a se condicionar. No adulto, o trabalho é de reabilitação", explica a fisioterapeuta urogenital Helena Cherubini Facio.Outros assuntos abordados no consultório podem inibir os mais incautos. A anorgasmia, por exemplo, definida como a falta de prazer orgásmico, é um quadro relativamente frequente, que atinge aproximadamente 30% das brasileiras.
Além da frustração que o problema acarreta, é possível estimular a musculatura urogenital, bem como propor exercícios até por meio de eletroestimulação. "É possível obter um reforço muscular e relaxamento da musculatura, dependendo do exercício proposto, normalizando o tônus", diz.
Fatores psicológicos estão por trás das disfunções sexuais da mulher. Após o movimento da revolução sexual da década de 60, houve maior propagação de orientação e educação sexual.
Uma das descobertas recentes, ao desvendar a anatomia dos genitais femininos, foi o clitóris - um órgão muito mais complexo do que se imaginava. Em quatro anos de atividade em Maringá, um dos focos de queixa da clientela feminina é a dor durante a relação sexual. A repressão sexual impede a liberação da fantasia erótica.
Portanto, a ordem é soltar-se, liberar-se de estigmas. Um fator importantíssimo para o orgasmo feminino é permitir-se fantasiar e se conhecer para responder aos estímulos.

sábado, 17 de setembro de 2011

Notícias de Fisio...

17/09/2011 - 09:00 

Uso de bandagem fisioterápica vira rotina entre atletas

Jogadores de basquete, vôlei, desportistas do atletismo e, principalmente do futebol têm explorado o procedimento, que ainda gera controvérsias.
Quem gosta de esporte já deve ter visto alguns atletas com umas fitas adesivas coloridas coladas diretamente no corpo durante as competições. O componente, que já se tornou inseparável, pelo menos dos atletas do vôlei, do atletismo e principalmente do futebol é um método indicado para prevenir e amenizar lesões musculares e articulares.
A Bandagem Elástica Terapêutica (B.E.T.), conhecida pelo grande público como KINESIO TAPING, existe há aproximadamente 40 anos e foi desenvolvida no Japão por Kenzo Kase.
“A B.E.T. é uma fita composta por um polímero elástico com 100% de algodão, não limitante e hipoalérgica. O objetivo é reduzir as dores em lesões musculares, alterações posturais, drenagem de edemas e hematomas, reposicionamento articular, auxiliando na redução das dores e, no caso de atletas, na melhora de sua performance, entre outros benefícios”, alega o fisioterapeuta André Torres, Membro da Confederação Mundial de Fisioterapia e Instrutor Sênior de Bandagem Elástica Terapêutica.
“A terapia através das bandagens dá apoio ou suporte externo aos músculos, sem limitar a ação dos mesmos. Através dela conseguimos relaxar uma musculatura tensa e também tencionar uma musculatura relaxada. Além disso, é possível diminuir a dor através da reposição de uma articulação”, completa o fisioterapeuta.
Apesar da Bandagem aparentar simplicidade em sua execução, muitos conceitos estão por trás de sua aplicação, como por exemplo, a avaliação adequada do quadro do paciente, o conhecimento prévio de bases anatômicas e fisiológicas, cuidados com a aplicação e remoção da bandagem, a tensão colocada na fita antes do contato com a pele e a direção da aplicação. Todas estas técnicas de manuseio fazem parte do programa terapêutico da Bandagem Elástica Terapêutica.
“Apenas profissionais capacitados devem fazer uso deste método. É comum presenciar profissionais sem formação ou pessoas fazendo autoaplicação sem critérios. Isso pode ser prejudicial à saúde, pois, a utilização das fitas - sem o devido cuidado - tende a fazer com que o quadro piore”, alerta o especialista. De acordo com o André Torres, que é Diretor do Centro de Tratamento da coluna Vertebral – RJ, “estamos constantemente envolvidos em inovações e novas possibilidades terapêuticas. Em parceria com médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos e psicólogos aprimoramos, a cada dia, nosso método próprio para a utilização da B.E.T”, finaliza.
Além da aplicação nos esportes, a Bandagem Elástica Terapêutica vem sendo utilizada com resultados satisfatórios em clínicas e centros de reabilitação motora e muitos estudos científicos já mostram comprovações de sua eficácia. [www.tratamentodacoluna.com].

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIA EMFISIOTERAPIA

Olha aí galera... Mais uma divulgação...
CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIA EMFISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E EMFISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE.
Bolsa de R$ 2.200,00, 4  vagas,  comece bem sua carreira!!!
Objetivo:
Preparar fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia para os Concursos de Residência em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva da Secretaria Estadual de Saúde.
Público Alvo:
Fisioterapeutas e Estudantes de Fisioterapia
Os especialistas
Prof. Cláudio Albuquerque,
Especialização em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva, 
aprovado  entre os primeiros  no Hospital das Clínicas  e no concurso da Prefeitura   de  João Pessoa.
Prof. Fabrício Olinda,
Especialização em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva
Prof. Flávio Maciel,
Fisioterapeuta da UTI do Hospital da Restauração
Prof. Silano Souto Mendes Barros,
Fisioterapeuta da UTI do Hospital da Restauração

Horário:
Aulas nas quartas e quintas feiras no horário de 19 às 22 horas.
Início quarta 19/10/2011
Término quarta 01/12/2011
Obs.: Não haverá aula na quarta dia 02/11/2011, em virtude do feriado de finados.
*Simulados nos sábados 29/10, 12/11 e 26/11 pela manhã.

Valor do investimento:
R$ 400,00 à vista ou em 3 parcelas de R$ 165,00 no cheque*.
* O último cheque deverá estar quitado até o dia 25 de novembro de 2011.
Maiores informações:
contato@exitusolucoes.com.br ou pelos telefones: 3048-7300 / 8402-8037.

Exitus - Soluções Educacionais 
(81) 3048-7300 / 8402-8037 / 9683-8364 / 9467-9806.

--
Exitus - Soluções Educacionais 
(81) 3048-7300 / 8402-8037 / 9683-8364 / 9467-9806.

sábado, 10 de setembro de 2011

I SEMINÁRIO DA ASP-PE

I SEMINÁRIO DA ASP-PE
Tema: Nada de grande se faz de repente – A Doença de Parkinson, tratamento clínico e cirúrgico.
Dia: 22 de setembro de 2011.
Hora: 8:00h às 18:00h
Local: UNICAP (Auditório G1)
Inscrições: Na sede da ASP-PE
VALOR DA INSCRIÇÃO
Sócio com 01(um) acompanhante: R$ 20,00
Estudantes: R$ 20,00
Público geral: R$ 40,00

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dicas de fisio!!


Galera, um post trazido de um outro Blog, pelo interesse e importância do assunto!!!
Fonte: http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2011/08/mitos-e-lendas-da-fisioterapia-uso-de.html

Mitos e Lendas da Fisioterapia - Uso de luvas com água na prevenção de Úlceras de PressãoOlá pessoal, Hoje trago o resultado de mais uma pesquisa sobre Mitos e Lendas da Fisioterapia. A lenda de hoje é sobre o uso de luvas de procedimento cheias de água na prevenção de úlceras de pressão. Infelizmente uma conduta ainda bastante popular, embora ineficaz e potencialmente danosa ao paciente.A prevenção do surgimento de úlceras de pressão é um assunto exaustivamente pesquisado pela enfermagem, e isso não é à toa não. É muito melhor prevenir do que tratar uma úlcera de pressão. Isso tanto em termos de prevenção do sofrimento e morbidade quanto de custos com a ocupação de leito, insumos e o risco de infecção hospitalar. De fato, foi uma enfermeira que me alertou sobre os riscos do uso de luvas de água cheias de ar ou água.Mas voltando ao assunto: Não sou só eu que digo que as luvas são contra-indicadas.O Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP disponibiliza algumas diretrizes de prevenção e tratamento que citam claramente que o uso de luvas com água, pele de carneiro sintética, pele de carneiro natural e almofadas tipo roda d’água ou ar NÃO devem ser utilizados para aliviar a pressão.Esta recomendação é baseada no trabalho "Using water-filled gloves for pressure relief on heels" publicado no Journal of wound care em 1993. (infelizmente não tive acesso ao original, mas conto com a descrição em uma dissertação de mestrado da USP disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07102009-145047/pt-br.php e que segue abaixo: O autor desta pesquisa conduziu um estudo para avaliar a pressão externa exercida sobre o calcâneo quando este era apiado em duas superfícies diferentes: O próprio colchão do leito hospitalar e sobre uma Luva de látex preenchida com 260ml de água. Esta pesquisa foi feita com 40 sujeitos de um hospital geral. A pressão média na interface com o calcâneo colocado no colchão padrão hospitalar foi de 126,5mmHg e na luva d´água foi de (pasmem!) 144,6mmHg , o que representa um aumento médio de pressão de 12, 5%. Concluindo: a luva d´água não só não cumpre o papel de alívio como aumenta a pressão sobre a região apoiada. (Williams, C. Using water-filled gloves for pressure relief on heels. Journal of wound care. London, v.2, p.345-8, 1993)Portanto, Senhoras e Senhores, o Mito do uso de Luvas com água na prevenção de úlceras de decúbito está Detonado.

Notícias de fisio

Para melhorar o astral, matéria de Portugal... Tá em português de lá, tá?
Renata
Dia 8 de Setembro de 11 - Dia mundial da Fisioterapia
Fisioterapeutas são peças-chave na doença global
Dia 8 de Setembro de 11 - Dia mundial da Fisioterapia<br>
Fisioterapeutas são peças-chave na doença globalA Confederação Mundial de Fisioterapia pede um maior reconhecimento de que os fisioterapeutas são os especialistas do movimento e do exercício que podem ser fundamentais na batalha contra a obesidade, doença cardiovascular, diabetes, doença respiratória e cancro. Esta foi a essência de uma grande cimeira das Nações Unidas sobre doenças não infecciosas que terá lugar em Nova Iorque a 19 e 20 de Setembro.
“São um recurso que não deve ser negligenciado”, diz a Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia, Marilyn Moffat.

A cimeira das Nações Unidas irá abordar novos modos de prevenção e controlo de doenças não infecciosas a nível mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inactividade física é um dos maiores factores de risco para a mortalidade global, causando 3.2 milhões de mortes anualmente, e a actividade física pode reduzir as doenças não infecciosas.

Os fisioterapeutas maximizam o potencial de movimento das pessoas, promovendo uma boa condição física e identificando as limitações que os impedem de ser activos e independentes como poderiam ser. Sendo assim, é evidente que a profissão tem um importante papel a desempenhar

“A actividade tem de ser cuidadosamente introduzida se uma pessoa tem excesso de peso, má condição física, maior idade, ou uma doença crónica”, diz Marilyn Moffat. “Os fisioterapeutas têem a capacidade de o fazer, examinando a pessoa, recomendando exercícios apropriados e seguros e educando sobre a forma de procurar os sinais de eventuais problemas. Isto faz dos fisioterapeutas os profissionais ideais para prescrever programas de exercício.”

Sobre Fisioterapia

Os fisioterapeutas são especialistas no desenvolvimento e manutenção da capacidade das pessoas para se moverem e funcionarem ao longo das suas vidas. Com conhecimentos avançados sobre o corpo, como ele se move e o que o impede de se mover bem, os fisioterapeutas promovem o bem-estar, mobilidade e independência. Tratam e previnem muitos problemas causados pela dor, invalidez, incapacidade e doença, lesões relacionadas com o desporto e trabalho, envelhecimento e longos períodos de inactividade.

Os fisioterapeutas são formados ao longo de vários anos, o que lhes dá um conhecimento completo dos sistemas corporais e a capacidade para tratar uma ampla gama de problemas. Esta formação é a nível do ensino superior, a um nível que permite aos fisioterapeutas ter um exercício independente. A formação contínua assegura que estes se mantenham actualizados com os últimos avanços na investigação e prática clínica. Muitos fisioterapeutas estão eles próprios envolvidos em investigação.

Sobre o Dia Mundial da Fisioterapia

O Dia Mundial da Fisioterapia dá-se a 8 de Setembro todos os anos e é uma oportunidade para os fisioterapeutas de todo o mundo para aumentarem a visibilidade da profissão e melhorar a consciencialização do seu papel que é crucial na manutenção do bem-estar, mobilidade e independência das pessoas. O dia foi estabelecido pela Confederação Mundial de Fisioterapia em 1996 e marca a data em que esta foi fundada.

Sobre a Confederação Mundial de Fisioterapia

A Confederação Mundial de Fisioterapia é o corpo global da profissão, representando mais de 350 000 fisioterapeutas de organizações membro em 106 países. Para mais informações vá a www.wcpt.org.

Sobre
 a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas - APF, é uma Associação particular, sem fins lucrativos, que congrega um elevado e representativo número de fisioterapeutas, tendo à presente data cerca de 4000 associados.
A APF foi criada em 1960, desenvolve actividade há 51 anos, apoiando os seus associados em todos os aspectos ligados à sua vida profissional, e também aqueles que atinem com a formação.
Neste momento o seu principal objectivo é a criação da Ordem dos Fisioterapeutas, para o qual vimos a desenvolver esforços ao longo de 13 anos junto da Assembleia da Republica, no sentido da auto-regulação da profissão de

Fisioterapeuta esperando para breve a sua concretização.

A Fisioterapia é a terceira maior profissão prestadora de cuidados não só na Europa como também em Portugal. Existem no momento cerca de 6000 Fisioterapeutas no nosso País, grande parte com as suas licenciaturas realizadas em Escola Públicas e é esperável que sejam cerca de 10000 em 2015.

Porém, verificamos não existir ainda em Portugal, compreensão das potencialidades do contributo do fisioterapeuta junto das populações, nem o seu efectivo aproveitamento, tendo os fisioterapeutas portugueses um forte sentimento de que as reais mais-valias da profissão não são reconhecidas.

A fisioterapia é parte essencial dos sistemas de saúde. Os fisioterapeutas podem praticar independentemente de outros profissionais de saúde e também no contexto de programas e projectos interdisciplinares de habilitação/reabilitação, com o Objectivo de restaurar a função e a qualidade de vida, em indivíduos com perdas ou
Alterações de movimento. Os fisioterapeutas guiam-se pelos seus próprios códigos e Princípios de éticos.

O Conselho Directivo Nacional da
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

O Pé (parte 1)

Gente amiga, o post de hoje é o primeiro de uma série sobre o pé... Talvez pelo fato de que o meu está doendo, ou por que tenho vários pacientes com esporão de calcâneo, Neuromas e dores articulares inespecífica nessa região... Navegando na rede tive contato com um material com fotos bem legais, e resolvi traduzir (tradução livre, hein!) inserindo também informações de um segundo artigo que achei interessante, as referências estão no final do post. 

Nessa primeira parte falarei basicamente da anatomia e depois sugerirei algumas manobras para solucionar alguns problemas... Se não fica enorme e não termino nunca... Até mais!! 

O pé: 

Esta área é suportada por quatro camadas únicas de músculos que trabalham em conjunto para proporcionar movimento e ao mesmo tempo absorção de choque, além disso, suportam as articulações e os arcos do pé durante a sustentação de peso e o andar. 

Biomecânicamente, pé e tornozelo formam um complexo de 34 estruturas ósteo-mio-ligamentares sendo capazes de oscilar entre a anatomia flexível de apoio único na marcha, para uma estrutura estática de sustentação de cargas. Ao tocar o solo, as faces lateral e medial da planta (os arcos plantares) marcam o solo. A região lateral do pé, portanto, tem especial importância por ser uma zona de cruzamento entre os arcos plantar longitudinal lateral e transverso. 

Durante a marcha normal, o pé aterra na parte externa do calcanhar e deve, então, absorver e transmitir essa força para o interior do pé e para frente, de maneira a permitir que o Hálux possa empurrar o solo. Se houver qualquer interrupção neste processo (devido a músculos tensos, por exemplo), haverá uma sobrecarga que se representará através de lesões como : uma fascite plantar, esporão de calcâneo, inflamações do sesamóide, neuromas e joanetes (Hálux valgo). 

Causas potenciais de Injuria: 
# 1 - rotação anormal do pé. Se o pé move-se em excesso ou falta mobilidade durante o processo de rolamento de peso (ou seja, apronação ou supinação), as estruturas menores do pé podem ser feridas. Isso pode ser causado por articulações frouxas no mediopé e arcos ou devido a restrições dos tecidos moles nos tendões longo da perna (peroneiros / tibial posterior). 
# 2 Hálux valgo / perda de extensão 1 ª articulação metatársica. No caso de restrição nesta articulação, o pé vai se tornar incapaz de carregar totalmente o hálux do pé, em preparação para empurrar (faze final da marcha, antes da retirada dos dedos do solo para iniciar a oscilação). Com o tempo isso vai levar a compensação e rotação da perna e tornozelo para permitir que o pé fique totalmente achatado no chão durante a sustentação de peso total. Como a rotação ocorre, o gastrocnêmio e sóleo se tornam menos eficientes e os músculos menores da parte inferior da perna devem ajudar com propulsão para frente, contribuindo para sobrecarga destes. 
# 3 restrições no tornozelo. Estes podem ser o resultado de entorses , tensão ou ferimentos nos quais os ligamentos, ossos e articulações foram afetados. Ou até mesmo lesões dos músculos maiores da perna (gastroc, sóleo, tendão de Aquiles). Se o tornozelo é restrito, principalmente em dorsiflexão, os músculos serão totalmente incapazes de ajudar durante a caminhada. Todos esses fatores associados aumentam a sobrecarga para o hálux, impedindo que ele auxilie a impulsão.

ANATOMIA 

Marcos Básicos 

Identificar os marcos ósseos do pé é relativamente fácil. Você tem como referências primárias os maléolos medial e lateral e o osso do calcanhar (calcâneo). 
Em vez de focalizar a milhões de pequenos ossos, ligamentos e articulações entre eles, vamos focar nas estruturas mais importantes para os músculos e as principais áreas que estaremos trabalhando.


# 1 O tendão do fibular longo desce a parte externa da perna, corre atrás do osso do tornozelo (maléolo lateral) e segue para a base do dedo mínimo do pé (metatarso 5). De lá, ele cruza sob a parte externa do pé no arco. Para saber a partir de onde que se move o tendão começar arco em seu dedo mínimo. Traçar o osso para trás em direção ao seu osso do tornozelo. Como você chegar ao meio do pé você deve se sentir um pequeno solavanco e os ossos vão cair (tornar-se menos superficial). Esta é a base do 5º metatarsiano e logo atrás é onde o tendão fibular passa. Se você pode encontrar esta colisão, você vai ser capaz de localizar e trabalhar no tendão, enquanto se move em direção ao arco. 

Nesse trajeto o tendão contorna três saliências ósseas: o maléolo lateral, a seguir a tróclea fibular do calcâneo e faz um último desvio no sulco do osso cubóide. Para manter o seu curso, o tendão conta com a ajuda de três túneis ósteo-fibrosos: um retromaleolar, formado pelo retináculo fibular superior, que envolve ambos os tendões fibulares; outro ao nível da tróclea fibular do calcâneo, formado pelo retináculo fibular inferior, que individualiza cada tendão em seu túnel; e o túnel plantar, formado pelo cubóide e a base do quinto dedo.

# 2 Tendão Tibial posterior. Este tendão descende profundo na panturrilha, passando atrás do malólo medial e atrás do osso navicular antes que também se direciona por baixo do arco do pé. Para encontrar o osso navicular começar no interior do Hálux e traçar o seu dedo para trás ao longo do osso (NÃO no tecido mole do arco, acima do arco). Conforme você começa para a área do mediopé você vai encontrar uma proeminência grande (pode ser visível dependendo do seu pé). Não tem como se perder. Esta é a tuberosidade navicular e o tendão tibial posterior passa por trás dele e abaixo dele para envolver em torno do arco. Se você pode encontrar esta colisão, você estará na área de direito ao trabalho no tendão.O músculo tibial posterior é um inversor do pé e o principal suporte dinâmico do arco longitudinal medial. Com o decorrer dos anos, sua disfunção leva ao aparecimento de um pé plano valgo doloroso, progressivo, mais freqüente em mulheres na quarta e quinta décadas de vida.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NOTA DE DESAGRAVO À FISIOTERAPIA


NOTA DE DESAGRAVO À FISIOTERAPIA
Publicado/Atualizado em 1/9/2011 20:07:05

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no exercício de suas funções legais de regulamentador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e diante de sua missão pública de preservação da saúde da população Brasileira, bem como diante de sua responsabilidade pela qualidade da informação relativa ao exercício dessas profissões, vem a público manifestar seu DESAGRAVO À FISIOTERAPIA em face da veiculação equivocada e desprovida de qualquer conteúdo técnico de cena da novela “Morde e Assopra” que foi ao ar ontem, pela Rede Globo de Televisão.

O Fisioterapeuta é um profissional pleno cuja atuação não depende de qualquer outro profissional da saúde para lhe prescrever tratamento ou qualquer conduta afeita ao seu conhecimento técnico. Ressalta, também, o COFFITO, que, no BRASIL não há qualquer sustentação legal para o exercício da Fisioterapia por profissional Técnico ou Auxiliar, sendo, portanto, a informação, mesmo que decorrente de representação dramática, quanto à existência de Técnico em Fisioterapia, afronta os princípios Constitucionais que suportam o exercício regulamentado da profissão de Fisioterapia, além de ofender de morte, a idoneidade do imaginário coletivo do público alvo do aludido programa.

O COFFITO empreenderá todos os esforços para corrigir a distorção perpetrada pela emissora, bem como atuará, prontamente, para restabelecer a verdade do conteúdo da informação difundida, mediante o subsídio completo ao Diretor do programa sobre o conceito e os limites institucionais a que a Fisioterapia e o Fisioterapeuta se vinculam.