domingo, 15 de maio de 2011

Alongamento Muscular

Alongamento Muscular Antes e Depois do Exercício Físico

Autores:
ARAÚJO, Thiago¹; MARINHO, Amanda ¹; NETO, José¹; SILVA, Eldilanny¹; SILVA,Nerinaldo¹; VIEIRA, Geysika¹; COSTA, Renata²



1.Alunos do curso de fisioterapia da Universo.
2.Professora orientadora.
Introdução 


Alongamento muscular pode ser definido como técnicas utilizadas com o objetivo de ganhar ou manter a flexibilidade do músculo e conseqüentemente aumentar o comprimento de sua fibra. (ACHOUR JUNIOR,1998). 
Possui benefícios como o relaxamento físico e mental, promove o desenvolvimento da consciência do próprio corpo, reduz o risco de lesões, reduz o risco de problemas nas costas, reduz a irritabilidade muscular e reduz a tensão muscular (ALTER citado por ALVES, ?). 

Estão divididos em três tipos básicos: 


•Estático 
•Balístico 
•FNP 

Flexibilidade é o quanto um músculo consegue ser alongado com uma determinada força. Na prática, uma mudança na flexibilidade é medida por mudanças na amplitude de movimento, portanto, os dois termos, flexibilidade e amplitude de movimento, costumam ser considerados sinônimos (DELANEY, BURNWORTH e FIELD, 2008). 
A ciência vem levantando discussões sobre os resultados de alongamentos realizados antes e depois de exercícios físicos (SAFRAN, 1999). Ramos et al. (2007) considera que esse tema ainda desperta controvérsias principalmente no que se refere ao desempenho muscular pós alongamento. 
Esse estudo visa analisar através de uma pesquisa literária, o emprego dos alongamentos musculares, antes e depois dos exercícios físico e suas principais repercussões e controvérsias. 


Metodologia 

Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura, que utilizou artigos dos últimos onze anos, obtidos através de bases de dados eletrônicos como o Google, Google acadêmico, scielo e medline, utilizando os descritores: alongamento muscular, flexibilidade muscular e o correspondente em inglês, muscle stretching. 
Como critérios de exclusão consideramos os artigos que não abordaram a temática alongamento antes e depois de exercícios físicos. 



Resultados e Discussão 

Nossa amostra foi composta de dez artigos que se encaixaram no objetivo do estudo, sendo nove em português e um em inglês. O gráfico 1 esclarece que 65% dos autores pesquisaram alongamento antes do exercício e 35% depois. Todos os artigos se referiram ao tema prevenção de lesões e diminuição de dor, vinculando-o ao alongamento, porém os autores são dissonantes sobre os alongamentos diminuírem as dores musculares ou até mesmo prevenirem as lesões. Portanto não há, na amostra coletada, um consenso.
Segundo Rossi et al. (2008) vários profissionais que fazem o treinamento e a reabilitação dos atletas indicam a realização do alongamento muscular antes do exercício físico, acreditando haver um aumento da produção do atleta além da redução de lesões do aparelho osteoatircular. Geoffroy (2001) destaca que uma técnica mal feita em qualquer treinamento pode vir a ser maléfico acarretando lesões e um mau desempenho. 
Pesquisas realizadas por Fields, Burnworth e Delaney (2008) consideram que os alongamentos feitos antes do exercício podem aumentar a flexibilidade por um curto período de tempo, contudo segundo os autores as evidências científicas são poucas para provar que são capazes de melhorar o desempenho, diminuir a dor muscular ou evitar lesões. 
Alguns autores destacam que o senso comum indica que uma sessão de alongamento estático seria necessária para prevenir lesões e melhorar o desempenho nos treinos subseqüentes, porém, diversos estudos verificaram que o uso de alongamentos estáticos antes de sessões de treinamento não tem efeitos relevantes na prevenção de lesões (YOUNG & BEHM, 2002; HERBERT & GABRIEL, 2002 Citada por PORTO, 2010).
Uma recomendação comum é que se realizem alongamentos estáticos ao final do treino para diminuir a dor muscular tardia e não correr riscos de perda da flexibilidade, mas há evidências sugerindo que o alongamento estático não atenua a dor muscular promovida pelo exercício (BUROKER & SCHWANE, 1989; HIGH & HOWLEY, 1989 Citado por PORTO, 2010).
Ramos et al. (2007), em uma pesquisa de revisão bibliográfica, concluiu que a maioria dos autores de sua amostra demonstrou uma diminuição da força muscular associada ao alongamento. Porém ele considerou que ainda não há uma justificativa que embase esse achado. 



Considerações Finais 

Observamos que existem varias considerações diferentes em relação a alongar-se antes ou depois do exercício, muitos autores questionam se os alongamentos previnem as lesões e reduzem as dores musculares, já outros discordam totalmente dessa hipótese e acreditam que a flexibilização pós exercício é o resultado mais eficaz. 
Com isso a nossa sugestão é que os pesquisadores (médicos, fisioterapeutas, profissionais na área) realizem outras pesquisas para esclarecer a verdadeira resposta para esse tema tão controverso, atual e pertinente que é o alongamento muscular.



Referências Bibliográficas 



1. ALVES,M. et al. A utilização do alongamento antes e depois do exercício físico(?) 



2. MICHAEL,G.Effects of stretching before and after exercising on muscle soreness and risk of injury: systematic review. (2002). Disponível em http://www.bmj.com/content/325/7362/468.short 



3. FIELDS, K.B.; BURNWORTH, C. M.; DELANEY, M. Atletas devem alongar antes do exercício? In: Sport Science Exchange, jul/ago/set, 2008. 



4. GEOFFROY, C. Alongamento para todos.São Paulo: Manole.2001. 



5.LATO & SENSU, Belém, v. 5, n. 1, p. 136-141, jun, 2004. 



6. MAZARO, P. Alongamento antes ou depois da atividade física? , 2007. Disponível em: http://corredorderua.blogspot.com/2007/11/informativo-alongamento-antes-ou-depois.html 



7. PERRETTO,M. Exercícios de alongamento: antes ou depois do exercício? 2004. Disponível em http://www.gazetanews.com/colunistas/colunistas.php?id=32 



8. PORTO,J. Alongamento antes ou depois do treinamento físico?,2010, 

Disponível em : http://blog.tudonahora.com.br/jefersonporto/2010/07/16/alongamentos-%E2%80%93-antes-ou-depois-do-treinamento/ 



9. GONÇALVES, A. et al. Influencias do alongamento. 2007. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum; 9(2)203-206 



10. RONDON M.C. Universidade estadual do oeste do paraná-unioeste v.3 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!