segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Notícias de Fisio...

Pubicada segunda-feira, 31 de outubro de 2011, às 9:32

Sesi de Dourados inicia atendimentos da Escola de Postura na BRF


A equipe do Sesi de Dourados envolvida neste trabalho conta com seis fisioterapeutas, três estagiários de Fisioterapia, dois técnicos e a gestora - Foto: Divulgação
Ao todo são 130 funcionários da empresa beneficiados pelo projeto, que faz parte do Edital Senai/Sesi de Inovação em 2010
A equipe do Sesi de Dourados envolvida neste trabalho conta com seis fisioterapeutas, três estagiários de Fisioterapia, dois técnicos e a gestora - Foto: Divulgação
No âmbito do Projeto Escola de Postura, o Sesi de Dourados iniciou os atendimentos junto a 130 funcionários da BRF Brasil Foods, que já passaram por treinamento teórico com explanação sobre as principais causas das dores e de como evitá-las. “Neste momento estamos iniciando as intervenções práticas, com atendimentos em grupos de, no máximo, cinco trabalhadores, que são orientados simultaneamente por dois fisioterapeutas especialistas em RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates, bem como estagiários do curso de Fisioterapia. No total, a equipe do Sesi de Dourados envolvida neste trabalho conta com seis fisioterapeutas, três estagiários de Fisioterapia, dois técnicos e a gestora, totalizando 11 pessoas”, detalhou Aretuza Coelho Bitencourt Martins, técnica do Sesi de Dourados.
Ela acrescenta que foram formados 26 grupos, totalizando cerca de 130 trabalhadores, que são atendidos duas vezes por semana. “Os horários de atendimentos são de segunda à sexta-feira, das 8 horas até as 23h30, abordando, desta maneira, os três turnos de produção da indústria, com prazo de encerramento em março de 2012”, ressaltou. A Escola de Postura foi aprovada pelo Edital Senai/Sesi de Inovação em 2010, que tem como principal objetivo apoiar projetos de inovação tecnológica e social que compreendam o desenvolvimento de produtos, processos e serviços elaborados pelos departamentos regionais do Sesi e Senai, em parceria com empresas do setor industrial.

O edital

Aretuza Martins explica que, seguindo o objetivo do edital, o Projeto Escola de Postura desenvolvido pelo Sesi de Dourados tem como parceira industrial a BRF Brasil Foods, onde se busca a prevenção e o tratamento das dores ligadas à coluna vertebral dos funcionários. “O programa que tem como período de execução outubro de 2010 a março de 2012, sendo que se iniciou com o credenciamento dos colaboradores da indústria e, logo após, foram feitas avaliações físicas e exames complementares, como Raio-X da coluna e da postura, levando em consideração os postos de trabalho. Apensa depois esses procedimentos, a equipe começou com as intervenções práticas”, informou.
A técnica do Sesi de Dourados ressalta que, partindo do conceito de Escola de Postura e do edital de inovação que busca benefícios aos trabalhadores da indústria, as aulas do projeto e todos os equipamentos estão instalados em uma sala de aula dentro do setor de produção da BRF como forma de facilitar o acesso dos industriários ao projeto. Os atendimentos utilizam métodos de treinamento postural, informações teórico-educativas, e práticas de exercícios terapêuticos para a coluna, com readequação postural e ganha de tônus muscular através de aparelhos específicos e extremamente novos no mercado, todos adquiridos nos grandes centros do País.

Próximos passos
 Os próximos passos do projeto contemplam monitoramento dos colaboradores participantes, com medidas antropométricas, avaliações físicas e exames médicos complementares, além de acompanhamento dos números de absenteísmo da indústria. “Com a Escola de Postura, o Sesi de Dourados está exercendo amplamente sua missão, no que concerne promover a qualidade de vida do trabalhador, como foco em saúde e qualidade de vida. É possível observar o envolvimento das equipes de trabalho e principalmente a motivação dos trabalhadores participantes”, disse a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira.
Ela ressalta que, por meio da Escola de Postura, o Sesi procura promover bem-estar e maior qualidade de vida aos trabalhadores, com profissionais especializados e equipamentos de última geração, impactando positivamente na taxa de absenteísmo. “Dessa forma, estamos reafirmando a importância do Sesi como provedor de soluções integradas à indústria”, disse. Já a supervisora de recursos humanos da BRF Brasil Foods, Silvana Benites, destaca que a Escola de Postura vem ao encontro da missão, visão e valor da companhia.
“Para nós, o respeito e o cuidado das pessoas se fazem ainda mais fortes”, pontuou Silvana Benites. Por sua vez, o gerente frigorifico de Dourados da BRF Brasil Foods, Clair Jasco, acrescenta que a empresa sempre preconizou mais atenção com as pessoas. “Essa é a nossa maior riqueza. A Escola de Postura completa a nossa preocupação com a promoção da qualidade de vida para nossos funcionários”, disse.
O funcionário Hemerson Borges, que atua na sala de cortes da BRF Brasil Foods, destaca que a Escola de Postura é um divisor de águas para todos os colaboradores. “É a oportunidade que possuímos para corrigir posturas inadequadas adquiridas durante nossa vida”, declarou. Para a enfermeira Daiany Martins Favaro kunzler, que atua no ambulatório da BRF Brasil Foods, o projeto é uma oportunidade única para os funcionários da empresa. “Vamos corrigir a postura e promover a prevenção de desgastes posturais”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!