terça-feira, 15 de novembro de 2011

Notícias de Fisio...

Projeto Fisioterapia Itinerante cuida de moradores da periferia de São Paulo
Além de fisioterapeutas, equipe complementar com nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional reuni-se ao grupo para orientar pacientes.

O ônibus transformado em clínica popular - Projeto Fisioterapia Itinerante - atende os moradores de bairros periféricos da Zona Sul de São Paulo. Os pacientes são encaminhados por médicos da região e atendidos com hora marcada, tanto para indicações de tratamentos de fisioterapia mais comuns, como para tratamentos das áreas neurológica e ortopédica.

A convivência diária com os pacientes aproximou a equipe na identificação de várias outras necessidades da população. Maria de Las Gracias Franceshini - idealizadora do Projeto - constatou ainda que um grande número de pacientes com dores na coluna, articulações, tendões e musculatura estavam acima do peso ideal. Por esta razão, resolveu incorporar uma nutricionista, especialista em saúde pública e nutrição clínica. Na sequência, veio um psicológico e uma terapeuta ocupacional que foram incorporados ao Projeto. A terapia ocupacional ajuda os pacientes na adequação das necessidades diárias em suas casas. São casos de pacientes, por exemplo, que após um AVC – Acidente Cardio Vascular – não conseguem abrir torneiras, passar roupa, lavar pratos, calçar sapatos e até vestir-se sozinhos. O objetivo é criar condições para que o paciente tenha a maior autonomia possível dentro do quadro da sua doença.

O que faz a diferença no atendimento do Projeto é que cada um recebe atenção e é tratado com dignidade. Na maioria, são pessoas simples que precisam recuperar a capacidade de trabalho rapidamente, estão sendo prejudicadas pela dor e o objetivo é ajudá-las a voltar para a ativa. Entre os pacientes, estão trabalhadores, donas de casa, idosos, jovens e crianças.

No ônibus, além dos pacientes moradores da região, são atendidos moradores de outros bairros que atravessam a cidade para chegar à clínica móvel. Uma minivan também foi anexada ao Projeto para atender acamados, com impossibilidade de locomoção, domiciliados próximos aos locais onde o ônibus estaciona.

Para a manutenção do Projeto é cobrada uma taxa de R$ 12,00 pela sessão de fisioterapia. Nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional atendem com valores simbólicos para permitir o acesso de quem necessita.

O ônibus/clínica atende em São Paulo, no horário das 8h às 14h, nos seguintes dias e locais: Segundas-feiras - Estacionamento do supermercado Makro - R. Domingas Galleteri Blotta, s/no, ao lado do shopping Interlagos / Terças e quintas - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - R. Serafim Ciuvalschi, s/no, Grajaú / Quartas e sextas - Associação de Moradores Saber Viver - R. Rainha das Missões, 206, Vila Missionária. Por enquanto, somente às quintas-feiras, no Grajaú, são realizados os outros atendimentos, mas sempre com hora marcada.

Projeto Fisioterapia Itinerante - tel.: (11)5681-4374 / e-mail: fisioitinerante@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê, galera!!!!