quarta-feira, 29 de junho de 2011

Notícias de fisio (6)

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/06/paraplegico-volta-se-movimentar-apos-tratamento-na-bahia.html
Paraplégico movimenta pernas após transplante pioneiro na Bahia

No tratamento são usadas células tronco mesenquimais. 
Policial passou nove anos na cadeira de rodas.

O transplante de célula tronco na medula óssea realizado no último dia 14 de abril, em Salvador, traz resultados que animam os médicos. Um policial militar de 47 anos, que não quis ser identificado, paraplégico depois de um acidente e passou os últimos nove anos numa cadeira de rodas. Após se submeter ao tratamento, ele voltou a movimentar as pernas.
O policial não fazia nenhum movimento da cintura para baixo. Ele também teve melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina e não precisa mais de fraldas e outros equipamentos. A esperança de voltar a ter uma vida normal nunca foi tão grande.
“Antes eu tinha um tronco que estava vivo e pernas que não respondiam. Agora eu percebo que elas estão vivas, pertencem a mim e depende de mim para que elas acordem”, destaca.
Agora, o policial já consegue mover os joelhos para cima, uma façanha para quem tem a musculatura atrofiada pela falta de uso. Outra mostra impressionante da recuperação da força nas pernas está em um exercício, que ainda exige equilíbrio. Para a equipe de fisioterapia o mais surpreendente na recuperação do paciente é que ele está pedalando.
Para que o paciente fosse submetido a um transplante de células tronco, uma pesquisa foi feita durante cinco anos e, antes de ser usada em humanos, a técnica mostrou bons resultados em animais.
No tratamento, os médicos usam células tronco mesenquimais, que têm grande capacidade de se transformar em vários tipos de tecido. Elas são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e injetadas diretamente no local onde a coluna foi atingida. A técnica pioneira foi desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz e do Hospital São Rafael, onde fica um dos mais modernos centros de terapia celular do país. Os pesquisadores estão espantados com a evolução rápida do paciente.
"Basicamente em uma semana ele já começou a ter resultados clínicos, uma melhora na sensibilidade, uma melhora na postura sentada e este paciente vem evoluindo", observa Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião.
Mas os médicos acham cedo para dizer se ele e as outras 19 pessoas com o mesmo problema que também irão receber células tronco vão voltar a andar normalmente Ricardo Ribeiro, coordenador do programa.
"Esse paciente pode ter ainda outras melhoras e os outros podem ter melhoras maiores, ou iguais ou piores. Então, a gente tem que esperar".
Por enquanto o policial é entusiasmado pelo primeiros resultado e faz planos. "Eu sempre gostei de praia, ir à praia, poder tomar um banho de mar sem que ninguém te carregue, né? poder ir a um estádio, que eu sempre gostei de futebol, poder jogar um futebol, ir a shopping, fazer o que eu sempre fazia", espera.
 

Marinha reabre inscrições para 95 vagas na área de saúde


Marinha reabre inscrições para 95 vagas na área de saúde

Os cargos são de nível superior em várias especialidades.
Aprovados na seleção inicial farão cursos de formação no Rio de Janeiro.


http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/05/marinha-reabre-inscricoes-para-95-vagas-na-area-de-saude.html

Pesquisadores japoneses criam forma de controlar sua mão através de estímulos eletrônicos

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/06/pesquisadores-japoneses-criam-forma-de-controlar-sua-mao-atraves-de-estimulos-eletronicos.html

terça-feira, 28 de junho de 2011

Coffito debate Fisioterapia Dermatofuncional

Finalmente um movimento de organização e moralização dentro da Fisioterapia Dermatofuncional. A falta de uma legislação e de amparo para vários procedimentos tem criado diversos problemas de enquadramento profissional. Espero que a regulamentação e a atenção com o código deontológico avance. Segue resolução.
Renata

Coffito debate Fisioterapia Dermatofuncional
 
Cumprindo o compromisso assumido com os profissionais presentes no III CONGRESSO NORTE NORDESTE DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITOpor meio do ofício circular GAPREn°010/2011, convocou um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer cientificamente e tecnicamente os temas polêmicos em Fisioterapia Dermatofuncional. O grupo de trabalho foi constituído de profissionais que atuam na academia bem como na prática clínica.A finalidade do GT é fornecer subsídio técnico e científico ao sistema COFFITO / CREFITOS para responder a grande demanda de questionamentos a respeito de novos procedimentos em Fisioterapia Dermatofuncional, além de servir de base para atualização de documentos e resoluções do COFFITO. Participam do Grupo de Trabalho a Dra. Bernadete Pita (CREFITO-1), Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro (CREFITO-3), Dra. Maria Sílvia Mariani Pires de Campos (CREFITO-3), Dr. Flávio Feitosa (Crefito-6), Dra. Ana Luíza Oliveira de Barros (Crefito-7), Dra. Cristina Lopes Afonso (Crefito-11) e Dra. Naudimar Di Pietro Simões (Crefito-8). São objetos do estudo a Carboxiterapia, LASER, Luz Intensa Pulsada, Procedimentos Cosméticos e Radiofrequência, podendo ainda ser inserido outros assuntos de interesse. Estes temas deverão ser abordados no seu aspecto científico, com determinação dos níveis de risco para o paciente, equipamentos utilizados, normas da ANVISA e aspectos legais. Além do estudo destes temas, deverá ser feito um delineamento da especialidade da Fisioterapia Dermatofuncional com suas áreas de atuação, principais disfunções e procedimentos realizados pelo especialista na área. Embora este tema já tenha sido amplamente discutido em Fóruns, e motivo do trabalho realizado em São Paulo em 2009 juntamente com a ATN – Assessoria Técnica Normativa do COFFITO, este delineamento deverá ser entregue juntamente com o material resultante deste estudo. Após a conclusão dos trabalhos, o relatório será apresentado para consulta pública e posteriormente submetido à plenária do COFFITO para análise e aprovação.

Pesquisa pela valorização profissional continua disponível no site do Coffito

Newsletter 27/6/2011
Pesquisa pela valorização profissional continua
disponível no site do Coffito
 
A pesquisa “Levantamento das Estruturas de Custo dos Serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional” realizada pelo Coffito em parceria com a FGV Projetos continua disponível no site do Conselho Federal (www.coffito.org.br) e dos regionais para participação dos profissionais. O questionário contém perguntas detalhadas sobre a estrutura de custos dos prestadores de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional.
 
A Fundação Getúlio Vargas orienta os profissionais a responderem todas as questões de cada página, pois o sistema não permite a passagem para a página seguinte se todas as questões da página anterior não tiverem sido respondidas. No caso de instituições privadas, é necessário que os responsáveis pela contabilidade compartilhem com os demais as informações necessárias para responder as questões.
 
Entenda a pesquisa
 
Lançada em 24 de maio de 2011, a pesquisa objetiva identificar dados sobre a sustentabilidade econômica do setor em todo território nacional. Liderada pelo coordenador de projetos da FGV Projetos, Sergio Gustavo da Costa, a pesquisa feita com estabelecimentos que prestam serviços de fisioterapia e/ou terapia ocupacional irá levantar informações sobre suas estruturas de custo ao longo do ano de 2010.
 
 
“Precisamos conhecer a nossa realidade para discutirmos o presente e construirmos o futuro das nossas profissões e da saúde da população brasileira. Isso facilitará a análise da viabilidade econômica e fundamentará as negociações com outros agentes públicos e privados”, afirma o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda. O presidente ainda afirma que o resultado irá subsidiar a discussão do COFFITO com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o acesso da população e a qualidade na prestação de serviços. 
 
As informações prestadas serão inseridas automaticamente no banco de dados da FGV. “A partir destas informações, será criado um banco de dados. É importante que os responsáveis por clínicas e consultórios de fisioterapia e/ou terapia ocupacional respondam ao questionário para que o segmento passe a ter uma base de informações sobre os seus custos. Isso facilitará a análise da sua viabilidade econômica e fundamentará as negociações com outros agentes públicos e privados” afirma o coordenador de projetos da FGV Projetos, Sergio Gustavo da Costa.

III CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO DA ABRAFIT

III CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO DA ABRAFIT
Data: 19 a 21 de outubro de 2011
Local: Salvador - Bahia
Coordenação: ABRAFIT – Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho
Realização: Proteção Publicações e Eventos Promoção: Revista Proteção


Carta da Presidente:
Desde 1998 os profissionais da Fisioterapia do Trabalho do Brasil reúnem-se periodicamente para discutir questões cientificas e técnicas, mas somente em 2003, após muita luta e dedicação tivemos a área reconhecida pelo COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional através da Resolução 259 / 03 – Fisioterapia do Trabalho.
Foi com muita dedicação, empenho técnico, postura ética e união da classe que vencemos várias outras etapas: o reconhecimento da especialidade pelo COFFITO (Resolução 351 / 08), a descrição da especialidade / especialista pelo Ministério do Trabalho / CBO (2008), criando o código de contrato de trabalho para este especialista (2236-60), e a inserção de grupos técnicos em associação a outras áreas e profissões, comprovando a inter e multidisciplinariedade da Saúde Ocupacional, dentre muitas outras conquistas.
Nos últimos anos vimos a Fisioterapia do Trabalho presente em revistas, jornais, televisão, no lançamento de livros, em ações empresariais e sociais, inclusive de apoio às populações vítimas de doenças ocupacionais.
Nossas instituições de ensino têm formado inúmeras turmas de Fisioterapeutas do Trabalho, bem como levado nossa metodologia a diversos espaços empresariais e sociais. Todos têm conseguido serem técnicos, criativos e éticos na conquista de novos espaços, para mostrar o que fazemos e semear o conceito no qual todos acreditamos: a prevenção da saúde e segurança no trabalho é o melhor caminho para a qualidade de vida do trabalhador e o bom desempenho empresarial. O Fisioterapeuta do Trabalho é hoje um profissional imprescindível nas empresas, com seu espaço reconhecido no mercado de trabalho.
 
O III Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho da ABRAFIT será o maior evento da Fisioterapia do Trabalho do país, inédito no nordeste, e acontecerá na cidade Salvador / Bahia. É a Fisioterapia do Trabalho expandindo seus espaços e indo até onde estão os interessados e os atuantes na área neste nosso imenso país.
Vivemos um tempo em que é preciso inovar, ousar, mudar! Até para deixar para as próximas gerações um legado digno! E foi com esse pensamento, que construímos um congresso inovador, com uma proposta nova e atraente. Convidamos todos a participarem conosco deste novo tempo, conectando-se através do site www.abrafit.fst.br e da www.protecaoeventos.com.br.
Abraços fraternos,
 
Lucy Mara Baú
Presidente do ABRAFIT 2011



CHAMADA DE TRABALHOS PARA O CONGRESSO

A ABRAFIT comunica aos interessados em apresentar trabalhos científicos no III Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho que estão abertas a inscrição dos mesmos sob a regulamentação deste documento.
Podem participar como autores principais somente Fisioterapeutas. Outras profissões podem participar apenas como colaboradores do trabalho. Os autores principais devem estar em dia com suas contribuições na ABRAFIT (anuidade).
  • O trabalho completo deverá ser enviado para o e-mail congresso@abrafit.fst.br no período de 02 de janeiro de 2010 a 02 de abril de 2011;
  • As cartas de aceite comunicando aprovação dos trabalhos serão enviadas no período de 10 a 30 de maio de 2011 aos autores por e-mail;
  • Os trabalhos devem conter de sete a dez páginas, incluindo resumo, tabelas, gráficos, notas e as referências bibliográficas.
  • Devem ser enviados de acordo com as normas da ABNT de trabalhos acadêmicos. Todos os trabalhos serão publicados nos anais do evento (incluso ISBN);
  • A apresentação dos trabalhos ocorrerá da seguinte forma: Pôster - Serão expostos em stands no evento, em painéis específicos e identificados; Melhor trabalho: Será feita a apresentação oral do mesmo (30 minutos, incluindo neste tempo debate com o público). Prêmio: R$ 1.000,00 (um mil reais);
  • Não serão avaliados os trabalhos que não atenderem as formatações descritas neste revista (modelo de trabalho);
Maiores esclarecimentos no email: congresso@abrafit.fst.br
A disposição,
Eduardo Ferro dos Santos
Coordenador Científico do ABRAFIT 2011


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A programação do Evento está aberta aos associados. Pedimos que fossem indicados assuntos e ministrantes (palestras, mini cursos e mesa redonda) através do e-mail congresso@abrafit.fst.br. Somente serão aceitas indicações de associados da ABRAFIT que concorrerão ao sorteio de um net-book.

Programação Preliminar (sujeita a alteração):

Mini Cursos:
Dia 19 Quarta Feira
  • 08:00 as 12:00 Mini curso 1: Acessibilidade e Inserção de Portadores de Deficiência no Trabalho
  • 08:00 as 12:00 Mini curso 2: Perícia Judicial e Assistência Técnica Judicial para Fisioterapeutas
  • 13:30 as 17:30 Mini curso 3: A ser definido pelos sócios da ABRAFIT
  • 13:30 as 17:30 Mini curso 4: A ser definido pelos sócios da ABRAFIT

Congresso:
Dia 20 Quinta-feira
  • 08:00 as 08:20 Apresentação de Grupo Cultural
  • 08:20 as 08:50 Mesa de Abertura com os Convidados: Representantes do Ministério do Trabalho, ABRAFIT, COFFITO, CREFITO, AFB 
  • 08:50 as 09:30 Palestra: Fisioterapia do Trabalho Baseada em Evidências - Ministrante: Lucy Mara Silva Baú
  • 09:30 as 10:10 Palestra: O Ensino da Fisioterapia do Trabalho na Graduação, Pós Graduação e em Cursos de Extensão Profissional - Ministrante: Eduardo Ferro dos Santos
  • 10:10 as 10:30 Intervalo e Apresentação de Pôsteres
  • 10:30 as 11:10 Palestra: A Titulação do Fisioterapeuta do Trabalho - Ministrante: Arquimedes Augusto Penha
  • 11:10 as 12:10 Mesa redonda: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 12:10 as 13:00 Almoço (não incluso)
  • 13:00 as 14:00 Mesa redonda: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 14:00 as 14:40 Palestra: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 14:40 as 15:30 Palestra: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 15:30 as 15:50 Intervalo e apresentação de pôsteres
  • 15:50 as 16:50 Mesa redonda: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 16:50 as 17:50 Mesa redonda: A ser definida pelos Associados da ABRAFIT
  • 17:50 as 19:00 Lançamento do Congresso Internacional em Fisioterapia do Trabalho – 2012 – Rio de Janeiro e Assembléia ABRAFIT
  • 20:00 Confraternização Externa (não incluso)

Dia 21 Sexta-feira
  • Sala 1 e 2 - 08:00 as 10:00 Prova de Titulação de Fisioterapeutas do Trabalho
  • Sala 01 - 10:00 as 12:30 Apresentação de trabalhos
  • Sala 02 - 10:00 as 12:30 Apresentação de trabalhos
  • Sala 01 - 13:00 as 15:30 Apresentação de trabalhos
  • Sala 02 - 13:00 as 15:30 Apresentação de trabalhos
  • Sala 01 - 15:30 as 18:00 Apresentação de trabalhos
  • Sala 02 - 15:30 as 18:00 Apresentação de trabalhos

Inscrição e Valores:
No site www.protecaoeventos.com.br
Descontos especiais aos associados da ABRAFIT e assinantes da Revista Proteção.

Comitê organizador do evento
  • Presidente do Evento: Lucy Mara Baú – PR
Comissão Administrativa:
  • Eventos Sociais: Allana Rolemberg Cardoso – BA
  • Cadastros de Participantes: Arquimedes Augusto Penha – MG
  • Abertura do Evento: Wanderson de Oliveira - RJ
  • Organização dos Pôsteres: Daniela Basaldi – SP
  • Organização dos Artigos: Michele Allen – SP
  • Organização das Mesas: Tais Alexandre - SP
  • Organização dos Palestrantes: Milena Micheleto – SP
  • Organização dos Mini-Cursos: Felipe Goulart - RJ
  • Marketing: Eduardo Freitas da Rosa – RS; Douglas A. M. de Carvalho – RJ; Andréia Batista Camargo – SP; Silvia Renata de Castilho – MS; Fabio Almeida dos Santos - BA
  • Financeiro: Alison Alfred Klein – PR; Eduardo Leivas - PR
  • Anais: Renato Vagner Pelizzari Pereira – SPRodrigo Fillus – PR
  • ISSN/ISBN: Marcos Domaneschi - SP
  • Busca de Patrocinador: Adonis Kaiser – PRLuis Ferreira Monteiro Neto – SP; Geraldo Henrique Lopes Miranda - MG
Revisores (Comissão Científica): 
  • Eduardo de Castro Assis – MG 
  • Luis Guilherme Barbosa - RJ 
  • Airton Luis Kleinowski – RS 
  • José Ronaldo Veronesi - ES 
  • Cynthia Zilli - PR 
  • Edgar Ramos Vieira – EUA 
  • Helenice Cote Gil Coury - SP 
  • Eduardo Ferro dos Santos - SP 
  • Olavo Edgio - SP 
  • Paulo Deliberato – SP 
  • Marcio Alves Marçal - MG


Congresso Internacional de Osteopatia

Congresso Internacional de Osteopatia

Abstract - Normas

1. Serão aceitos somente trabalhos originais, ainda não publicados em periódicos científicos indexados.
2. Não serão permitidas mudanças nas comunicações após o aceite definitivo das mesmas.
3. O prazo limite para o recebimento das comunicações será 31 de julho de 2011.
4. O número máximo de autores será de 6 por cada comunicação incluindo o autor principal.
5. Terão direito ao certificado de participação e a concorrer à premiação apenas os autores que estiverem inscritos no congresso. Pelo menos um dos participantes deverá estar presente para a defesa da comunicação durante o tempo reservado para tal.
6. Todas as notificações de aceite ou recusa das comunicações, bem como outras que se façam necessárias se realizarão mediante e-mail do Comitê Científico ou Organizador.
7. O Comitê Científico avaliará os pôsteres e a apresentação, com o objetivo de outorgar a certificação dos Prêmios às melhores Comunicações.
8. O formato das comunicações será em pôster, com as seguintes características:
  • Dimensões: 70 x 90 cm
  • Estrutura do Pôster: Título (em português, espanhol e inglês), Autores, Resumo com Palavras Chave, incluindo a tradução ao inglês do Resumo (Abstract com Key Words), Objetivo, Método, Resultados, Conclusões e Bibliografia (segundo Vancouver).
  • Poderão ser incluidas Figuras, Tabelas e Gráficos.
  • Redação: Letra Arial com tamanho que permita leitura a 1,5 metros de distância. E limite de 800 palavras.

FONTE: http://www.ciost.org/portal/

Congresso Brasileiro de Especialidades Fisioterapêuticas


Congresso Brasileiro de Especialidades Fisioterapêuticas - COBRAESF 2011 e a Jornada Cearense de Especialidades Fisioterapêuticas

Temas Livres
Lembre-se:

Para inscrever seu tema-livre, é necessário estar inscrito no Congresso Brasileiro de Especialidades

Fisioterapêuticas - COBRAESF.

CLIQUE AQUI e faça sua inscrição caso ainda não tenha feito.

Se já estiver inscrito, acesse o e-mail cobraesftemaslivres@gmail.com e envie seu tema livre até o dia 20/07/2011.

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

Para apresentar seus trabalhos científicos, observe as condições a seguir:

01. As inscrições de temas livres serão encerradas no dia 20 de Julho de 2011. Somente serão aceitos

os resumos de trabalhos enviados eletronicamente para o email: cobraesftemaslivres@gmail.com . Não serão recebidos e

processados temas enviados por outros meios.

02.
 O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo.

03. Os resumos de trabalhos devem ser originais, contendo: Objetivos; Método; Resultados, e Conclusão.

Podem conter figuras ou gráficos.

04. O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira

linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico.

05. Deverão ser preenchidos todos os campos:

a)
 Título do trabalho b) Objetivo (até 500 caracteres) c) Método (até 500 caracteres) d) Resultados (até

500 caracteres) e) Conclusão (até 500 caracteres) f) Instituição, Cidade e Estado g) Co-autor(es) h) Tipo

de apresentação (apresentação oral ou pôster) i) Categoria j) Proponente: profissional ou acadêmico.

O apresentador será o inscrito responsável pelo cadastramento do trabalho no site.

06. Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

a) Fisioterapia do Trabalho;

b) Fisioterapia Cardiorrespiratória;

c) Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reumatológica;

d) Fisioterapia Dermato Funcional;

e) Fisioterapia na Saúde da Mulher (Incluindo Uro Ginecologia e Proctologia);

f) Fisioterapia Manual (RPG, PILATES, FNP, BOBATH (Inseridas no contexto de casos clínicos);

g) Fisioterapia Desportiva;

h) Fisioterapia Oncofuncional;

i) Fisioterapia Intensiva;

j) Acupuntura.

07. Os trabalhos aceitos estarão disponibilizados no site do evento, com os respectivos locais, horários e

datas para apresentação.

08. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos.

09.
 Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 03 co-autores, incluindo o orientador

(para efeito de emissão de certificados). Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo

o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de co-autor(es) e orientador(es) no texto do

certificado.

10. Os resumos de trabalhos aprovados serão incluídos nos Anais do Congresso.

11. Os pôsters são de responsabilidade dos proponentes e deverão ter as seguintes dimensões:

• 1,20m de altura por 0,90m de largura;

• Os pôsters serão expostos em local e horário previamente indicados. Esta informação contará na

carta de aprovação;

• O autor é responsável pela fixação e retirada do seu pôster;

• Na área de exposição de pôsteres haverá uma recepcionista para orientar e auxiliar os autores

na fixação dos trabalhos.

12.
 Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: cobraesf@gmail.com

13. Em breve divulgaremos o periódico de publicação trabalhos aprovados.

14. O apresentados será submetido à avaliação por julgador escolhido previamente, sem direito a

contestação da escolha, o tempo máximo de apresentação será de 08 (oito) minutos. O julgador poderá

submeter o apresentador a questionamentos apenas sobre o trabalho em questão.

Observações:

O autor de tema-livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, não enviar representante e nem

justificar sua ausência não poderá ser 1º autor em temas-livres durante 3 anos consecutivos.

O melhor trabalho será premiado, após julgamento por comissão criada especialmente para essa

finalidade, sendo comunicado na Solenidade de Encerramento do evento.

O primeiro colocado receberá o certificado correspondente a vencedor de temas livres. Os quatro outros

classificados receberão, respectivamente, diplomas de 2º, 3º e 4º colocados.